Suposta fraude na cota de gênero do União Brasil em Piúma pode derrubar dois vereadores eleitos: Eliezer e Ruan Miranda
O União Brasil enviou nota e fotos da candidata Tia Sú dos Doces. O presidente afirma que ela quem pediu para ser candidata a vereadora.
A composição da Câmara de Vereadores de Piúma para 2025, definida nas eleições de 06 de outubro de 24, poderá sofrer mudanças. Uma denúncia protocolada sob o número 0600834-32.2024.6.08.0017 na Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, nesta quinta, 07 pede a cassação da chapa do União Brasil por conta da suspeita da candidatura de Sueli de Jesus Lelis – a Tia Sú do Doce por possível fraude na cota de gênero.
E, dois candidatos, declarados eleitos na última eleição municipal em Piúma, Eliezer Dias Freire e Ruan Miranda podem perder a vaga na composição da Câmara de Vereadores, caso seja confirmada a fraude na Cota de Gênero denunciada.
O assunto ganhou os bastidores da política em Piúma tão logo o candidato Fabinho Drogalider do MDB protocolou a denúncia.
Segundo a denúncia de Fabinho, a ‘candidata’ Tia Sú dos Doces, teria sido inscrita pelo União Brasil apenas com o intuito de burlar a Cota de Gênero, tendo em vista que a mesma, ativa nas redes sociais, sequer mencionou seu número de inscrição nas publicações postadas, além de não ter saído de casa em casa para pedir votos colmo geralmente os candidatos fazem quando tem a pretensão de se eleger para uma vaga na Câmara Municipal.
Ainda, de acordo com a denúncia, a candidata não declarou nenhum gasto com os recursos eleitorais, o que evidencia que não fez campanha, tendo colocado seu nome apenas como ‘laranja’ para cobrir a cota de gênero, obrigatória para as agremiações partidárias.
“O partido político União Brasil, ao registrar candidatura da Tia Sú dos Doces de forma fraudulenta, está violando o princípio da moralidade administrativa e desrespeitando a legislação eleitoral, conforme as disposições do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65), que impõem a observância da boa-fé e da transparência no registro de candidaturas. O que se espera através dessa denúncia é a apuração e punição dos responsáveis por essas fraudes, para que venhamos a ter um país mais justo e íntegro”, afirma denúncia de Fabinho.
Caso a denúncia prospere, o quadro de vereadores eleitos será modificado, com os dois candidatos eleitos pelo União Brasil – Ruan Miranda e Eliezer Dias Freire, que tiveram, respectivamente 479 e 418 votos, perdendo as vagas para o Fabinho Drogalíder (MDB) e Mário Dantas (PL).
A denúncia tomo como base a Súmula 73 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que aponta como indícios de candidatura laranja a votação zerada ou inexpressiva; a prestação de contas zerada, padronizada ou ausência de movimentação financeira relevante, bem como a ausência de atos efetivos de campanha, divulgação ou promoção da candidatura de terceiros.
A Reportagem entrou em contato com a candidata Tia Su dos Doces logo após as eleições para questionar o motivo dela ter recebido apenas três votos. Ela comentou na ocasião que está na cidade há pouco mais de dois anos e ainda não é tão conhecida. Disse também que não fez campanha na rua e de casa em casa porque precisava trabalhar para honrar compromissos. Perguntada sobre campanha nas redes sociais, ela disse que a filha fez alguns posts, mas no mesmo dia do fim da eleição os mesmos foram retirados.
A reportagem também conversou com o presidente do Partido União Brasil, Jonaci Garcindo, e ele foi enfático, afirmando que foi ela quem procurou o União Brasil para se candidatar a vereadora. E, sobre não ter movimento financeiro nas contas, ele frisou que o partido não fez doação para nenhum candidato.
Nota de Esclarecimento – UNIÃO BRASIL PIÚMA
O UNIÃO BRASIL está tranquilo em relação à suposta denúncia sobre o cumprimento da regra eleitoral de cota de gênero. A candidatura da Sra. Sueli foi devidamente aprovada em convenção partidária e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Durante a campanha, a candidata participou ativamente de diversos eventos eleitorais, como comícios, caminhadas, encontros e reuniões, além de se manifestar nas redes sociais, distribuir material de campanha e obter votos. Em resumo, a candidatura teve efetivo desempenho eleitoral, o que afasta qualquer questionamento sobre a existência de uma candidatura fictícia.
O UNIÃO BRASIL sempre se destacou pela valorização da mulher na política, contando com filiados comprometidos em promover seus ideais partidários. O partido tem plena confiança de que as insinuações recentemente divulgadas não causarão nenhum prejuízo ao processo eleitoral, já concluído.