05 dicas do Sebrae/ES para ampliar as vendas durante o Natal
A Barcaça Chocolates vai investir nos kits especiais de fim de ano, e a Jheny Donuts já pensou em produtos exclusivos para seus clientes
As expectativas para o Natal deste ano são boas para o comércio. Com previsão de mais de R$ 66 bilhões a serem injetados na economia do país, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), é fundamental saber se organizar e sair à frente do mercado. Por isso que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) separou cinco dicas que vão ajudar os empreendedores a vender mais no fim de ano.
“O Natal é o período mais aguardado do ano por muitos consumidores e comerciantes, sendo a principal data comemorativa em nosso país. E a tradição de presentear os familiares e amigos promove uma oportunidade a mais para quem trabalha no comércio e com serviços, tanto com loja física quanto em vendas online”, avalia a gerente do Sebrae/ES, Adriana Rocha.
Combos e Kits
E uma forma de conseguir chamar a atenção dos clientes, de forma simples e objetiva, e ainda oferecer uma experiência diferente, é dar a chance de o consumidor montar o próprio presente. Sabendo do aumento de pessoas procurando por presentes especiais no fim de ano, o empresário Fernando Rigo Buffon já começou a planejar as vendas para o Natal.
A Barcaça Chocolates, empresa de Linhares, vai oferecer ao consumidor a oportunidade de montar um kit especial de Natal. Com caixas exclusivas, o cliente terá a liberdade de escolher quais sabores de chocolates vai querer presentear. “Será uma caixa especial para as festividades, recheada de chocolates sortidos da empresa, e com todas as opções: ao leite, sem leite, com avelã, castanha de caju, nozes e leite de coco”, explica Buffon.
Ele e a esposa Rayssa, ao lado do pequeno Pedro, filho do casal, estão ansiosos para começar a montar os kits de Natal. “A nossa família mexe com cacau há muitos anos, desde o meu avô, pai do meu pai. Nós somos uma empresa familiar, apaixonados pela agricultura do cacau”, conta o empresário.
Vendas Online
E não dá para esquecer das redes sociais. O Natal é uma ótima oportunidade de multiplicar o alcance da empresa e atingir novos clientes, e com a ajuda das redes sociais essa experiência tende a ser ainda maior. Por isso é fundamental atualizar as páginas da empresa com o tema do Natal, oferecer os produtos específicos para a data nas redes e caprichar nas fotos e nas descrições dos produtos para os clientes.
A Barcaça Chocolates sabe disso e mantém a página atualizada no Instagram, além de oferecer a possibilidade de compra de seus produtos em diferentes regiões do Espírito Santo, além de Belo Horizonte (MG) e da região dos Lagos, no Rio de Janeiro, incluindo atendimento online.
Quem também está atenta às vendas online é a empresária Jhenyfer Dias Monteiro. Mesmo depois de ter inaugurada a primeira loja física da Jheny Donuts, em Laranjeiras, na Serra, a empreendedora segue comercializando seus produtos pela internet.
Siga a Barcaça Chocolates: https://www.instagram.com/barcacachocolates/
Siga a Jheny Donuts: https://www.instagram.com/jhenydonuts/
Exclusividade
Por sinal, Jhenyfer já está preparada para as vendas de fim de ano. E promete trazer novidade para atender aos clientes. “Haverá produção de donuts natalinos, temáticos, e com decoração especial, sem esquecer dos biscoitinhos e das cores da festa”, conta a empresária.
E ela ainda promete agradar aos clientes, trazendo essas novidades principalmente para os sabores mais procurados: brigadeiro e ganache. “E também vamos oferecer uma embalagem especial, para que esses presentes ganhem relevância e cheguem com mais carinho para quem recebê-los”, afirma. Segundo a empresária, o cliente ainda terá a opção de incluir um cartão de natal, deixando a experiência ainda mais pessoal e especial.
Atendimento e pós-venda
Toda essa dedicação a mais para atrair os clientes e oferecer a eles produtos mais caprichados, embalados como presentes, reforça a importância de mais duas dicas cruciais para melhorar as vendas durante o Natal: tanto para manter a qualidade no atendimento, quanto para aprimorar a relação com o cliente no pós-venda.
“Um cliente que se sinta prestigiado e acolhido vai querer voltar e comprar mais. Esse carinho extra torna a experiência mais agradável. E não é só investir num atendimento humanizado, é também garantir que essa experiência se estenda para o pós-venda”, reforça a gerente Adriana Rocha.
Ao investir no atendimento de qualidade, oferecendo aos clientes uma solução para eles retornarem como foi essa compra e, também, a entrega dos presentes, o empreendedor permite que essa relação com o consumidor fique ainda mais próxima e fidedigna. “É a chance de cadastrar o cliente e estender essa relação. E serve tanto para oferecer novos produtos mais à frente, quanto para pedir um retorno desse consumidor. Saber como foi essa experiência ajuda a tornar a empresa ainda mais forte e preparada”, pontua Rocha.
Cursos
O Sebrae/ES disponibiliza alguns cursos que podem contribuir para que o empreendedor possa aproveitar ao máximo esse período de final de ano. Um dos mais procurados nessa época é o curso “Vendendo Mais em Datas Comemorativas”. A oficina é presencial, e no dia 05 de dezembro será realizada em João Neiva.
Mas também há outros cursos que podem contribuir com as vendas para o Natal, é o caso do “Técnicas de Vendas”, por exemplo; além do “Atendimento ao cliente: como satisfazer e encantar seus clientes” e o de “Estratégias de Marketing Digital”. Todas essas capacitações estão disponíveis na Loja Virtual do Sebrae/ES, com opções de cursos gratuitos e pagos, tanto online quanto presencial, e em diferentes municípios capixabas. Confira: https://es.lojavirtualsebrae.com.br/loja/eventos.