2ª semana estadual de combate ao extermínio da juventude reúne lideranças para discutir políticas públicas ambientais
No próximo sábado (21) às 8h, o Ilê Axé Opo Elemeso, vai sediar o Encontro de Juventudes Tradicionais. O encontro faz parte da semana estadual de combate ao extermínio da juventude, uma iniciativa promovida pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos, com foco na defesa de políticas públicas ambientais e no ativismo em prol do meio ambiente.
O evento surge em um contexto preocupante de crescentes impactos ambientais, como as queimadas, que têm devastado áreas naturais e afetado diretamente a qualidade da terra, da água e das florestas. Essas questões são especialmente sensíveis para as comunidades tradicionais, que têm uma relação íntima e histórica com os recursos naturais.
Geovane Roberto, diretor do Ilê Axé Opo Elemeso e um dos organizadores do encontro, destacou a urgência de discutir a preservação ambiental de forma mais ampla. “Estamos vivenciando uma grande devastação com as queimadas. Isso afeta diretamente nosso direito à terra e aos recursos naturais. Por isso, é fundamental debater o enfrentamento ao racismo ambiental, uma questão que atinge, de maneira desproporcional, as comunidades tradicionais”, afirmou.
O evento será um espaço para que jovens líderes e representantes dessas comunidades discutam soluções para combater as práticas que prejudicam o meio ambiente, ao mesmo tempo em que fortalecem o ativismo pela preservação e pela equidade no acesso aos recursos naturais. A proposta é ampliar o diálogo sobre as ações que podem ser adotadas para reverter os danos ambientais, garantindo um futuro mais sustentável para todos.
2ª semana estadual de combate ao extermínio da juventude:
Local: Rua Gabriel da Rosa Machado, 187, Novo Parque, Cachoeiro de Itapemirim/ES
Data: 21/09/2024
Horário: 08h