Polícia Civil prende suspeito de homicídio por briga de partilha de bens em Vila Velha
Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (15), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, divulgou a prisão do principal suspeito pelo assassinato de Ildemar de Matos, de 57 anos. O crime ocorreu em 26 de março de 2023, no bairro Jardim Marilândia, em Vila Velha, após uma disputa violenta relacionada à partilha de bens entre a vítima e sua ex-esposa. O suspeito foi preso na última segunda-feira (12), após meses foragido.
Segundo informações fornecidas pela Polícia Civil, o conflito entre Ildemar e sua ex-esposa envolvia a divisão de uma propriedade no bairro Jardim Marilândia. A casa, composta por dois andares, estava no centro de uma disputa judicial que determinava que a edificação deveria ser vendida e o valor dividido entre as partes. Entretanto, no dia do crime, a ex-esposa da vítima estava preparando a parte inferior da residência para que uma sobrinha pudesse morar no local, o que violava a decisão judicial.
Ao perceber a movimentação na casa, Ildemar foi até o local para confrontar a ex-esposa, o que gerou uma acalorada discussão. Mesmo com a presença da Polícia Militar, que inicialmente apaziguou os ânimos, a situação escalou novamente após a saída dos policiais. Durante o segundo confronto, o marido da sobrinha, identificado como Lucas, agrediu Ildemar com um forte soco, fazendo-o cair e bater a cabeça. A vítima continuou a ser agredida enquanto estava no chão, o que resultou em traumatismo craniano.
Ildemar foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e encaminhado ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), onde permaneceu internado por sete meses, até seu falecimento em outubro de 2023, devido às complicações das agressões sofridas.
O inquérito policial concluiu que Lucas foi o autor das agressões fatais, e a Justiça decretou sua prisão preventiva em dezembro de 2023. No entanto, o suspeito permaneceu foragido até ser localizado pela polícia nesta semana, na mesma área onde o crime ocorreu. Informações fornecidas por moradores ajudaram a polícia a cercar o suspeito, que tentou fugir pulando entre telhados de várias residências, mas foi detido após se ferir durante a fuga.
Durante a coletiva, o delegado-geral adjunto da PCES, José Lopes, parabenizou a equipe da DHPP de Vila Velha pelo empenho e pela prisão do suspeito. “É importante mostrar à sociedade que o crime não fica impune. Neste caso, tivemos a colaboração da população, que foi fundamental para a captura do acusado. Infelizmente, em casos como esse, vemos uma tragédia em que, no fim, todos perdem – um morto, outro preso, e o motivo banal continua sem sentido”, afirmou o delegado.
A Polícia Civil continua a investigar o envolvimento de outras pessoas na briga que resultou na morte de Ildemar de Matos.