Escritora lança livro de crônicas na Biblioteca Pública Estadual

A escritora e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Andressa Zoi Nathanailidis lança, na próxima terça-feira (10), seu terceiro livro, que se chama Fotogramas (I) – Memoriais. O lançamento será às 19h, na Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo (BPES), na Enseada do Suá, em Vitória. A obra, com 56 crônicas, é patrocinada pelo Projeto Lei Rubem Braga, Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Vitória. Trata-se de uma compilação de textos escritos pela autora ao longo dos anos, com crônicas mais antigas, escritas no início dos anos 2000, e outras mais recentes.

O livro será vendido por R$ 50,00 antes e depois do lançamento. Após o lançamento os interessados poderão adquirir o exemplar com a editora Jordem ou diretamente com a escritora, por meio de direct para o Intagram @escritosdeandressaFotogramas (I) – Memoriais não tem uma temática específica, abordando assuntos diversos. O leitor fará um mergulho em lembranças da infância da autora, homenagens a pessoas que marcaram sua vida, experiência profissionais, encontros com artistas e intelectuais, sua imersão na cultura grega, já que é filha de gregos, e outros fatos que marcaram sua vida.

As lembranças da infância e sua vivência na cultura grega estão presentes, por exemplo, na crônica Feira dos Municípios, na qual Andressa traz a recordação da edição de 1988 desse tradicional evento que acontece anualmente na Grande Vitória. Ela rememora quando, vestida a caráter, como uma criança grega, desfilou na Avenida Dante Michelini carregando uma bandeira da Grécia e, acompanhada dos pais, vendeu churrasco grego e vinho tinto em uma barraquinha de comidas gregas.

Entre as homenagens a pessoas que marcaram sua vida, estão as crônicas Tia Marilena e Jardim de Minha Mãe. Em Tia Marilena, Andressa relembra, com uma escrita bastante sensível, a vizinha a que, com o passar do tempo, aprendeu a chamar de tia, e que acompanhou seu crescimento desde o ventre de sua mãe até a fase adulta, sendo presença marcante em sua trajetória com ações de cuidado, carinho e puxões de orelha quando necessário. O Jardim de Minha Mãe ela dedica a sua mãe, Dona Carmem, “onde quer que esteja”. Na crônica, ela fala do amor de sua falecida mãe pelas plantas e de como hoje cuida dessas mesmas plantas como se estivesse cuidando de Dona Carmem.

Ao longo de sua vida, Andressa teve a possibilidade de conhecer pessoalmente pessoas famosas a quem admira. Um desses encontros é narrado em O dia em que conheci Raul Sampaio quando teve oportunidade de entrevistar o cantor, que compôs Meu Pequeno Cachoeiro, canção imortalizada na voz de Roberto Carlos. Outro encontro que a autora narra em seu livro está na crônica Diversidades e Escrevivências: a presença de Conceição Evaristo na 6ª Feira Literária Capixaba, na qual recorda quando conheceu pessoalmente a escritora Conceição Evaristo, uma das convidadas de uma feira literária da qual Andressa foi curadora.

Fotogramas (I) – Memoriais tem esse nome porque além das inúmeras recordações presentes em suas páginas, traz, ainda, ilustrações feitas a partir de fotos tiradas pela autora com celular. É o primeiro livro de crônicas de Andressa, que também é autora do romance Ponto Cruz, e do livro de poesias Vida. A autora também já publicou um ensaio biográfico sobre o escrito modernista Achilles Vivacqua, publicado pela Academia Espírito Santense de Letras (AEL), e Song of The Displaced: Rap and Migration in Globalized Times, sua tese de doutorado, publicada em 2017 pela editora GlobalSouthPress.

Serviço:

Evento: lançamento do livro Fotogramas (I) – Memoriais, Andressa Zoi Nathanailidis

Data: 10/09

Local: Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo

Horário: 19h

Endereço: Avenida João Batista Parra, nº 165, Enseada do Suá, Vitória, ES.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *