Geninho lidera intenções de voto para prefeito de Itapemirim, aponta pesquisa

Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Solução e divulgada neste sábado (5) pelo portal Aquinotícias revela que o candidato Geninho (PDT) está à frente nas intenções de voto para a prefeitura de Itapemirim, com as eleições marcadas para este domingo (6). O levantamento, que foi encomendado para medir as tendências do eleitorado, apresentou tanto os resultados de intenção de voto estimulada quanto espontânea, além da taxa de rejeição dos candidatos.

Geninho na frente com 40,3% das intenções de voto estimuladas

Na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Geninho aparece com 40,3% da preferência, consolidando sua liderança na disputa. Em segundo lugar, está Dr. Antônio (União), que obteve 25,5% das intenções de voto. Em seguida, os números mostram Vinicius Viana (PL) com 9,8%, João Bechara (PSDB) com 5%, e Paulinho da Graúna (Republicanos) com 4,5%. Claudinha (PSOL) e Dr. Thiago Peçanha (PSB) ficaram empatados com apenas 0,3% das menções. Além disso, 1% dos entrevistados declararam que votarão em branco ou nulo, enquanto 13,5% ainda não decidiram ou preferiram não responder.

Liderança de Geninho também na pesquisa espontânea

No levantamento espontâneo, onde os eleitores mencionam seus candidatos sem que uma lista de opções seja apresentada, Geninho também lidera, sendo citado por 39,8% dos entrevistados. Dr. Antônio novamente ocupa o segundo lugar, com 24,5%, seguido de Vinicius Viana (9,8%), João Bechara (4,5%) e Paulinho da Graúna (4,5%). Claudinha e Dr. Thiago Peçanha, assim como na pesquisa estimulada, registraram 0,3% das intenções de voto. Já 16,5% dos eleitores afirmaram não saber ou não responderam.

Rejeição: Dr. Antônio lidera

Dr. Antônio foi o nome mais citado entre aqueles que os eleitores afirmaram que não votariam de jeito nenhum, alcançando 32,3% de rejeição. Geninho, mesmo liderando nas intenções de voto, aparece com uma taxa de rejeição de 16%. Os demais candidatos, como João Bechara, Dr. Thiago Peçanha, Vinicius Viana, Paulinho da Graúna e Claudinha, registraram rejeições menores, variando entre 5,5% e 1,8%. Cerca de 20,8% dos entrevistados afirmaram não rejeitar nenhum dos candidatos ou não votar em nenhum deles, e 15,8% não souberam ou preferiram não responder a essa questão.

Detalhes da pesquisa

A pesquisa foi realizada no dia 3 de outubro de 2024, com 400 eleitores residentes na sede e distritos do município de Itapemirim. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-06098/2024, a pesquisa tem um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *