Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes

Concerto em homenagem ao movimento musical mineiro acontece nesta quinta (10), com entrada gratuita, e a regência de Max Michel Alves

Um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, o Coral Jovem Vale Música vai revisitar as canções do Clube da Esquina, o célebre movimento musical surgido em Belo Horizonte (MG), no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, responsável por revelar grandes compositores como Milton Nascimento, Lô Borges, Toninho Horta e Beto Guedes.

O concerto “Homenagem ao Clube da Esquina” será apresentado no dia 10 de outubro, às 20h, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo. O evento tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Na mesma data, às 15h30, o grupo fará um Concerto Didático voltado para estudantes da rede pública de ensino.

Fotos: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem

Ciclo pedagógico

Formado por 20 cantores de 16 a 25 anos de idade, o Coral Jovem Vale Música conta com a regência de Max Michel Alves, que assina a direção musical do concerto. O regente explica que este espetáculo integra o ciclo pedagógico do grupo, que já realizou apresentações em homenagem à Tropicália, Rita Lee e Raul Seixas, entre outros ícones da MPB. “Um dos meus objetivos enquanto regente-educador dos Coros do Vale Música é facilitar o acesso dos educandos a uma ampla formação musical. No ano passado, realizamos o concerto Tropicália, e os cantores do Coro saíram desse processo conhecendo os tropicalistas mais de perto. Com o Clube da Esquina não será diferente”, afirma Max.

De acordo com o regente, o Clube da Esquina possui várias características que o colocam como um divisor de águas na música popular brasileira, entre as quais a fusão da música folclórica africana e mineira com a sofisticação da Bossa Nova e os elementos do jazz, do rock, a sonoridade dos Beatles, a música clássica e hispânica.

 “A aproximação entre poesia e música e a opção por diferentes caminhos estruturais, musicalmente falando, estão entre as características que justificam a escolha desse trabalho. Milton Nascimento, os irmãos Borges e os outros artistas envolvidos estavam experimentando e criando novos timbres e sonoridades, e tudo se transforma num grande quadro sonoro que até hoje agrada aos ouvintes mais exigentes”, descreve.

Seleção de canções

A seleção de repertório contempla canções que marcaram gerações, a exemplo de “Paisagem na janela”, “Um girassol da cor do seu cabelo”, “Trem azul” e “Nada será como antes”. O regente optou por escolher músicas dos álbuns ‘Clube da Esquina’ (1972) e ‘Clube da Esquina II’ (1978), que são mais conhecidas pelo público. “Queremos dividir essa experiência com as pessoas e evidenciar aos novos ouvintes a razão de tanta admiração”, comenta.

Entre os atrativos do espetáculo estão a participação especial da cantora Hellem Pimentel e das alunas solistas Fernanda Soares, Laura Porto, Aria Bispo e Isabela Natali. Fundadora do Coral Jovem Vale Música, Hellem Pimentel colaborou diretamente para a evolução dos membros do grupo. “Além disso, é uma cantora com vasta experiência em música popular brasileira e agrega valor ao concerto”, acrescenta o regente.

O público também poderá apreciar o diálogo entre a música e a expressão cênica, uma das marcas dos grupos de coros do Projeto Vale Música Espírito Santo. “O público que acompanha o Coral Jovem Vale Música pode esperar sempre por um espetáculo com muita música, múltiplas linguagens e recursos cênicos”, destaca o regente Max Michel Alves.

  • PROGRAME-SE:

Coral Jovem Vale Música

Concerto “Homenagem ao Clube da Esquina”

Regência: Max Michel Alves

Participação especial: Hellem Pimentel

Data: 10 de outubro (quinta-feira)

Horário: 20h

Local: Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória (ES), 29.075-910

Entrada: gratuita. Retirada de ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do concerto

Classificação: livre

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

  • Às 15h30, no Teatro Universitário, haverá Concerto Didático voltado para estudantes da rede pública de ensino
  • MÚSICOS:

Gabriel Xavier – guitarra

Tiago Augusto – baixo

Kauan Breno – piano

Henrique Ferreira – bateria

Marcos Vinicius Camilo, João Pedro Camilo e Afeni Nascimento – percussão 

  • REPERTÓRIO:
  • Nuvem cigana (Ronaldo Bastos/Lô Borges)
  • Paisagem na janela (Lô Borges/Fernando Brant)
  • Girassol da cor do seu cabelo (Lô Borges/Márcio Borges)
  • San Vicente (Milton Nascimento/Fernando Brant)
  • Testamento (Vinicius de Moraes/Toquinho)

Solista: Fernanda Soares

  • Nascente (Flávio Venturini/Murilo Antunes)

Solistas: Laura Porto (voz 1) e Aria Bispo (voz 2)

  • Mistérios (Joyce Moreno/Maurício Moreno)

Solista: Isabela Natali

  • Trem azul (Lô Borges/Ronaldo Bastos) 
  • Quem sabe isso quer dizer amor (Lô Borges/Márcio Borges)

Solista: Hellem Pimentel (participação especial)

  • Nada será como antes (Ronaldo Bastos/Milton Nascimento)
  • SAIBA MAIS SOBRE O CORAL JOVEM VALE MÚSICA:

Em atividade desde 2013, o Coral Jovem Vale Música realizou concertos memoráveis com Milton Nascimento, em 2013; a homenagem aos 70 anos de Ivan Lins, em 2015; e a apresentação em comemoração aos 80 anos de Roberto Menescal, em 2016.

Os alunos do Coral Jovem Vale Música também soltaram a voz no Festival Internacional de Corais, em Belo Horizonte, e nas homenagens a Rita Lee e Raul Seixas. Seu repertório contempla música erudita para coro, à capela e arranjos de música popular a quatro ou mais vozes, com uma proposta cênica que une as artes da música, teatro e dança. A regência é de Max Michel Alves.

Em outubro de 2023, o grupo apresentou o espetáculo “Tropicália”, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com repertório dedicado ao Tropicalismo, movimento capitaneado por Caetano Veloso e Gilberto Gil que transformou a MPB no final dos anos 1960.

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa da Estação Conhecimento Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 participantes, de 07 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *