Sala Milson Henriques, em Vitória/ES, sedia lançamento coletivo de livros

Escritora Nieve Matos vai lançar a obra “Ontem, hoje e amanhã – Narrativas capixabas”

Acontece, nesta sexta-feira (18), às 18h30, na Sala Milson Henriques, na Casa da Cultura Sônica Cabral, o lançamento do livro “O céu é o limite”, de Erlon José Paschoal e das coletâneas “Melhor manter o escuro aceso”, do ator e dramaturgo Duílio Kuster Cid e “Ontem, hoje e amanhã – Narrativas capixabas”, de Nieve Matos e autores parceiros. Com entrada gratuita, a iniciativa integra a programação do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória – Fenatevi, realizado pela Associação Uma Floresta e com produção da Ratimbum Produções.

Nieve Matos

“O céu é o limite”, de Erlon José Paschoal, retrata a vida de um personagem bem-sucedido em seu mundo de glamour, de cinismo e de desfaçatez, que busca resgatar as relações de afeto com seu filho adolescente, acompanhado sempre de suas irmãs dominadoras e ávidas por dinheiro e poder. Uma reflexão bem-humorada sobre o caos moral e a canalhice que ainda assolam o país.

“Ontem, hoje e amanhã – Narrativas capixabas” é uma coletânea composta por quatro dramaturgias escritas por Nieve Matos e autores parceiros. Criadas em processos colaborativos junto ao grupo Repertório Artes Cênicas e o Instituto Cultural Tambor de Raiz, as obras abordam histórias reais do Espírito Santo teatralizadas e ficcionalizadas. Repletas de musicalidade e rupturas épico-dramáticas, traços significativos nas obras da autora.

Já a coletânea “Melhor Manter o Escuro Aceso” reúne quatro textos teatrais escritos pelo ator e dramaturgo, Duílio Kuster Cid, nos últimos anos. São eles: “A Lenda do Reino Partido”; “Búffalo’s Show”; “Rubem Braga: a Vida em Voz Alta” e “Sopa de Galena”, sendo que os três primeiros já foram montados. Com estruturas distintas, porém, com abordagens semelhantes, apresentam personagens vivendo numa sociedade desintegrada e contraditória, todos em busca de uma luz no fim do túnel.

Todas as obras estarão à venda no local por R$30.

Peças de teatro

Além do lançamento dos livros, na quinta-feira também serão apresentadas duas peças teatrais gratuitas na programação do Fenatevi: “Dona Rua Gentileza, Educando Hoje Os Motoristas de Amanhã” e “Saga – Uma História do Povo Preto”, da Preqaria Cia de Teatro, de Minas Gerais.

“Dona Rua Gentileza, Educando Hoje Os Motoristas de Amanhã”, da Trupe Ratimbum, será apresentada às 14 horas, na Casa da Música Sônia Cabral. A montagem, com direção de Elenice Moreira, convida o público a uma reflexão sobre a atenção e educação no trânsito e aponta soluções simples do dia a dia que possam contribuir para a segurança do condutor e da sua família.

Já “Saga – Uma História do Povo Preto”, com direção de Nathan Brits e João Valadares, traz uma narrativa possível para a trajetória do negro africano, partindo de uma de suas cosmovisões até o Brasil de hoje, misturando aspectos históricos, mitológicos e culturais. Apesar do tema sério, a peça traz leveza, como na versão do grupo para a história de Ananse, a entidade Aranha da África Central. Será apresentado às 19h30, na Casa da Música Sônia Cabral.

Os ingressos para os espetáculos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação, na bilheteria do teatro. O Fenatevi, que acontece até o dia 20 de outubro, é realizado pela Associação Uma Floresta e com produção da Ratimbum Produções, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Lei Rubem Braga.

Serviço

Fenatevi – Festival de Teatro Cidade de Vitória

Até 20 de outubro

Programação 18/10 (sexta-feira)

Lançamento dos livros “O céu é o limite”, de Erlon José Paschoal e das coletâneas “Melhor manter o escuro aceso”, do ator e dramaturgo Duílio Kuster Cid e “Ontem, hoje e amanhã – Narrativas capixabas”, de Nieve Matos e autores parceiros.

18h30

Local: Casa da Música Sônia Cabral (Sala Milson Henriques)


Peças de teatro

Espetáculo: “Dona Rua Gentileza, Educando Hoje Os Motoristas de Amanhã” – 14 horas

Local: Casa da Música Sônia Cabral

Classificação: livre


Espetáculo: “Saga – Uma História do Povo Preto” – 19h30

Local: Casa da Música Sônia Cabral

Classificação: livre

Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação, na bilheteria do teatro.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *