Desportiva Ferroviária cria Departamento Estratégico de Captação de Recursos
Em parceria com a empresa Alfa Gestão e Projetos, novo setor grená será responsável pela estruturação de projetos incentivados e busca por captação de recursos públicos.
A Desportiva Ferroviária deu um passo importante na busca por um futuro sustentável financeiramente. Foi criado no clube neste mês de outubro o Departamento Estratégico de Captação de Recursos. Com o intuito de modernizar e oferecer à Locomotiva Grená o que há de mais inovador em termos de organização, foi feita uma parceria com a ALFA Gestão de Projetos.
CEO da empresa captadora de recursos públicos estaduais e federais, o empresário Alex Fabiano Dutra já trabalhou em outras funções na Desportiva anteriormente e revela a alegria em poder retornar ao ambiente grená.
“Foi na Desportiva onde eu tive meu primeiro trabalho após ter ingressado na faculdade de Educação Física na UFES, em 1995. A Tiva me abriu as portas para meu primeiro trabalho na área, como profissional do esporte. Fui preparador físico e auxiliar de educação física do clube. Foi um ano de aprendizagem, de muito conhecimento, de fazer muitos amigos e criar um vínculo muito especial com a Desportiva. E agora, voltando hoje, depois de 27 anos de trabalho, de profissão, voltando para um cargo de gestão, de criação de um departamento, me deixa muito feliz”, afirma.
Com esse novo departamento, o clube terá segurança de atualização documental, estruturação de projetos incentivados e busca por captação de recursos municipais, estaduais e federais, além de emendas parlamentares. Tudo isso possibilita cada vez mais tranquilidade na busca por um futuro promissor e, ao mesmo tempo, sanear o clube financeiramente.
Em contrapartida, a Locomotiva também oferece a empresas incentivadoras a certeza de que estão investindo numa grande vitrine, símbolo importante do Espírito Santo, que é a Desportiva Ferroviária. Alex Fabiano deu mais detalhes do projeto recém-criado.
“É um departamento estratégico atualmente, onde os grandes clubes do Brasil já trabalham dessa forma há algum tempo. E eu vendo isso, pesquisando e aprendendo lá fora com alguns projetos, trouxe isso para colocar nos clubes capixabas. Tem uns três, quatro anos que eu já estou com essa proposta, já apresentei em outras oportunidades e esse ano apresentei novamente para essa nova diretoria da Desportiva. Eles entenderam muito bem a proposta e fechamos uma parceria, onde a gente cria o departamento estratégico de captação de recursos, onde a gente vai tratar de vários assuntos, como Lei de Incentivo Federal, Lei de Incentivo Estadual, e emendas parlamentares. Além de captação de recursos de empresas e patrocinadores para o esporte, da base do projeto social, ao fomento esportivo, e até o profissional”, disse.
Por fim, a Alfa Gestão e Projetos já “arregaçou as mangas” e fez um projeto para a Lei de Incentivo Federal. A busca por recursos públicos vai ao encontro do novo momento grená, com a chegada da SAF e novos investidores para o futebol.
“Vamos trabalhar em todas as esferas e é uma parceria que me motiva muito, pois é um clube que eu tenho um carinho enorme e sonho com isso, de estar dentro do clube e ajudando o futebol capixaba, a estar presente no cenário nacional. Temos muitas possibilidades, muita mão de obra e talento. E com essa organização, essa mentalidade moderna e profissional que está dentro da Desportiva hoje, a gente consegue proporcionar a criação desse departamento. Já iniciamos o trabalho, fizemos o nosso primeiro projeto na Lei de Incentivo Federal. Já finalizamos ele e vamos avançar muito”, finaliza Alex Fabiano.