Publicidade

Guardas mirins participam de torneio de futsal em Cachoeiro

Evento comemora o primeiro ano da Guarda Mirim do município

Além de receber aulas de cidadania, alunos do projeto Guarda Mirim de Cachoeiro são incentivados a praticar esporte. No sábado (16), mais de 200 deles participam de um torneio de futsal, a partir das 8h, no Ginásio Municipal Nello Vola Borelli, no bairro Nova Brasília.

São estudantes de 8 a 14 anos, de quatro escolas da rede municipal de educação: Julieta Deps Tallon, do bairro Zumbi, Maria Stael de Medeiros Teixeira e Professora Gércia Ferreira Guimarães, do Village da Luz, e Padre Gino Zatelli, do Gilson Caroni. Todas elas são atendidas pelo projeto, que é desenvolvido, em parceria, pelas secretarias municipais de Defesa Social e de Educação.

Divididos nas categorias masculino e feminino, os jogos serão disputados por 16 equipes, sendo quatro de cada unidade de ensino. Receberão troféus os times vencedores, artilheiros, goleiros menos vazados e, ainda, a melhor torcida. Já os jogadores que ficarem na segunda colocação serão premiados com medalhas.

Durante a programação, também haverá competições de pula-corda e queimada, que vão contar com a participação de mais de 50 estudantes.

“O objetivo principal é promover, pela primeira vez, a integração entre todos os alunos que fazem parte do nosso curso de formação. Além disso, vamos aproveitar a ocasião para comemorar o aniversário da Guarda Mirim, que completou um ano de atividade no início deste mês”, ressaltou a coordenadora do projeto, Edinete Mendes.

Também de acordo com ela, alunos que se destacarem nos jogos serão selecionados para formar a equipe que participará de uma competição de intercâmbio com a Guarda Mirim do município de Aparecida de Goiânia, do estado de Goiás, marcada para o mês de agosto.

Sobre a Guarda Mirim

As aulas do projeto Guarda Mirim são ministradas por agentes da Guarda Civil, nas próprias escolas. Os estudantes formados a partir da iniciativa poderão atuar como multiplicadores desses conhecimentos nas comunidades, além de atuar, junto à corporação, em projetos voluntários.

Outra ação que conta com o apoio de guardas mirins é a realização de palestras nas unidades da rede municipal, com o objetivo de ajudar a conscientizar os estudantes, pais e servidores sobre questões variadas, que envolvam segurança, respeito e cidadania de crianças e adolescentes, dentro e fora do ambiente escolar.

Neste ano, já foram dadas palestras, por exemplo, sobre a importância do uso do uniforme, levando em consideração a identificação, a segurança e a economia que ele proporciona e sobre a importância de os pais acompanharem a rotina escolar dos filhos.

As escolas interessadas em receber as palestras devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Defesa Social, pelo telefone 3155-5332. O tema deve ser delimitado pela equipe pedagógica da unidade de ensino, levando em consideração a necessidade da comunidade.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *