Anchieta é o 1º município capixaba a receber pesquisadores da FGV
O município de Anchieta é o primeiro do Espírito Santo a receber um grupo de pesquisadores em Administração da Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para realização de pesquisa e apresentação de contribuições à administração municipal.
Os estudantes chegaram à Anchieta na última segunda-feira (09), e participaram de uma reunião com o prefeito e sua equipe de secretários e gerentes.
“Essa é uma oportunidade de mostrarmos um pouco mais da nossa cidade para esses jovens estudantes que poderão divulgar Anchieta em suas cidades além de contribuírem com seus conhecimentos para o avanço de Anchieta”, disse o prefeito Marcus Assad.
O trabalho dos estudantes que estão no quinto período da faculdade de Administração Pública faz parte do projeto pedagógico da disciplina “Imersão Local”.
O objetivo da “Imersão Local” é aproximar o (a)s aluno(a)s dos desafios enfrentados pelos municípios para implementar políticas de educação, saúde, cultura, desenvolvimento local, assistência social e outras, considerando as restrições orçamentárias em tempos de crise econômica.
São nove alunos de São Paulo da FGV que estão sendo supervisionado pelo doutorando Thomaz Anderson Barbosa da Silva.
Segundo Thomaz os alunos se tornam uma espécie de sombra do prefeito e seus secretários para acompanhar suas atividades cotidianas e realizarem o trabalho. Os alunos estão analisando três grupos da administração.
Grupo Gestão: Gabinete do Prefeito e Secretaria de Administração e Recursos Humanos. Grupo Desenvolvimento Urbano e Econômico que inclui Infraestrutura, Fazenda, Segurança Pública, Turismo, Comércio e Empreendedorismo. E o grupo de Políticas Públicas que inclui Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social e Esportes.
A equipe comentou que está encantada com a cidade de Anchieta e a receptividade tanto do Prefeito e sua equipe, quanto dos moradores do município.
“A prefeitura se encontra muita aberta e isso é algo que altera a experiência da imersão. Quanto maior o número de informações aumenta também o nosso desafio”, ponderou.
Os universitários irão apresentar na próxima segunda-feira (16), três Propostas de Plano de Ação Setorial (PPAS), para cada setor analisado.