Paella Marinera abre a 23ª Edição do Festival de Frutos do Mar de Iriri
O Festival de Frutos do Mar continua em Iriri, este ano, só as aulas show na Praça de Eventos
A AMIV – Associação de Moradores Iriri Vivo abriu em grande estilo, na noite desta sexta-feira, 08, a 23ª edição do Festival Capixaba de Frutos do Mar de Iriri com apoio total da Prefeitura de Anchieta. A presidente Sirlene Ferreira Meleipe ressaltou que todo ano se escolhe um tema e nesta edição especial foi destacado o reduzido de tamanho e aumentado em sabores e amores, por conta de os pratos serem ofertados nos 23 estabelecimentos participantes.
“O Festival de Frutos do Mar a cada ano que passa conta um pouco da história do nosso balneário. Eu acredito que mais adiante nós vamos escrever um livro por tantos fatos positivos que este evento consegue propor. Este ano, organizamos o evento bem diferente. No ano passado devido a pandemia não conseguimos realizar, mas este ano a proposta é outra. A forma que escolhemos anos nos dá mais segurança em realizar, nós dividimos as nossas responsabilidades devido a pandemia. Cada comércio ofertará o seu prato dentro dele. Durante 23 anos nunca tivemos um registro de alguém que tenha tido uma dor de barriga por conta de comer no festival”, lembrou.
Sirlene pontuou que o Festival é muito importante para o município e o comércio estava muito enfraquecido, era necessário à realização, ainda que num outro formato.
A vereadora Tereza Mezadre recebeu homenagem na solenidade e foi parabenizada por ter começado o Festival em 1998. “É muita honra receber este prêmio. O primeiro festival em 1998 fui eu quem fiz, aqui em Iriri só tinha três restaurantes, O Maré Alta, o Restaurante do Português e o André, da Delícia Mineira. Nós resolvemos fazer o primeiro Frutos do Mar no terreno ao lado do Tom e Jerry, fizemos uma cabana de sapê, o André colocou uma barraca de vinhos, e eu coloquei o restaurante. No Restaurante só haviam dois pratos, moqueca de dourado e sardinha grelhada com pão. Imagina uma coisa de louco. Era o primeiro, a gente não sabia se ia dar movimento, foi uma loucura. Depois veio o segundo, o terceiro e foi evoluindo e nós alcançamos este maravilhoso Festival Capixaba de Frutos do Mar”, contou Tereza.
Durante a solenidade de abertura, o prefeito Fabricio Petri fez uma saudação aos participantes e agradeceu a Associação pela parceria na realização de mais esta edição. “É motivo de muita alegria, 2019 tivemos o evento, em 2020 não, e em 2021 não fazer, por que não fazer? Vamos fazer num outro formato, a pandemia está aí, o recurso público é escasso, mas tem de ser investido em situações em que trazem retorno. A gente se faz presente aqui, porque a gente sabe da importância, não só por movimentar a economia, mas para mostrar o que nós temos de produto. Precisamos mostrar o que de melhor nós temos de gastronomia e de belezas”.
Entre as pessoas homenageadas recebeu a presidente do Iriri Clube Edna Serrão, que nasceu em Castelo, contudo, a vida toda vive em Iriri, inclusive é neta de Manoel de Paula Serrão, um dos fundadores do balneário. “O que dizer de uma emoção, difícil. O que eu poderia dizer é minha gratidão, a minha felicidade em ser homenageada pela Associação Iriri Vivo, quero agradecer de todo meu coração que me fizeram. Me sinto amada, prestigiada, um beijo no coração de todos”.
Anchieta é a Capital Estadual da Moqueca e dos Frutos do Mar
A lei estadual 11000.47 de 11 de outubro de 2019 de autoria do deputado Marcelo Santos, promulgada pelo governador Renato Casagrande concede ao município de Anchieta o título de Capital Estadual da Moqueca Capixaba de Frutos do Mar.
O Festival Capixaba de Frutos do Mar nasceu em 1998 em Iriri depois de algumas experiências e inspirações culinárias, atualmente, é uma festa gourmet reconhecida nacionalmente considerado uma vitrina de luz para os que vêm colocar o seu conhecimento em prática, bem como, os que usufruem do que de melhor é ensinado nos dia do evento. Além da expansão que o Festival vem ganhando a cada ano pode-se registrar os empreendimentos que já foram abertos em Iriri, frutos das aulas shows. Este ano em uma edição toda especial, o Festival Capixaba de Frutos do Mar promete deixar bons registros na memória e no paladar de todos que participarem das aulas e experimentam os pratos dos participantes.
Na abertura, a Associação entregou uma homenagem a algumas pessoas importantes no Festival, entre elas, o deputado Marcelo Santos que propôs a Lei transformando Anchieta na Capital Estadual da Moqueca e dos Frutos do Mar, o deputado Emílio Mameri, que tem casa em Iriri e participa do evento desde a sua primeira edição, a vereadora Tereza Mezadre, uma das fundadoras do evento em 1998, o prefeito Fabrício Petri que apoia o Festival, a presidente do Iriri Club, Edna Serrão que tanto colabora com os eventos da comunidade.
Registraram presença
Marcaram presença na abertura os deputados estaduais, Marcelo Santos e Emílio Mameri, o prefeito de Anchieta, Fabricio Petri, os prefeitos de Piúma, Paulo Cola e Iconha, Gedson Paulino, a vereadora Tereza Mezadri representando o Legislativo.
Ao som do piano tocado pela professora de música, Ângela Cruz, a cerimônia foi transmitida ao vivo pelo Canal do You Tube da Iriri Vivo com transmissão patrocinada pela Iz1 Telecom, quem não foi pode assistir em casa.
O chef Gilson Surrage preparou uma deliciosa Paella a Marineira e serviu aos convidados ao final da cerimônia. Hoje tem mais aula show e 23 estabelecimentos participando.