Evento da Findes debate perspectivas e oportunidades no setor energético
A abertura do evento vai ser realizada pela presidente da Findes, Cris Samorini (foto)
Nos dias 09 e 10 de novembro acontece a Oil, Gas and Energy Week, evento organizado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia.
O encontro vai debater assuntos como agenda ESG, diversificação da matriz energética, descomissionamento de plataformas e oportunidades de investimentos e negócios no Estado e no Brasil.
Importantes nomes do setor vão participar dos painéis e seminários previstos para os dois dias de programação. Representantes de grandes empresas como Equinor, Petrobras e ArcelorMittal Tubarão vão falar sobre suas estratégias energéticas, perspectivas locais, projetos e oportunidades de parcerias.
Instituições como ANP, IBP, Onip, Abpip, Arsp, Sinerges, Sectides, Ideies e ES Gás vão compartilhar dados e análises sobre o cenário e os seus mercados de atuação. Também está na programação uma apresentação do diretor de Inovação e Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, Ansgar Pinkowski. Ele é uma referência no debate sobre hidrogênio verde, energia limpa que vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil e no mundo.
A abertura do evento vai ser realizada pela presidente da Findes, Cris Samorini, e pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. A participação do chefe do Executivo capixaba acontece após ele retornar da 26° Conferência das Nações Unidas para a Mudança Climática (COP-26), em Glasgow, na Escócia.
Para Cris Samorini, a Oil, Gas and Energy Week é uma importante agenda não só para o Estado como para o país e uma excelente oportunidade para que empresários, especialistas e lideranças políticas identifiquem oportunidades e tracem estratégias conjuntas que possam contribuir para o crescimento do setor e da economia.
“Nosso objetivo é melhorar o ambiente de negócios, conectar empresas nacionais e estrangeiras, aproximar players e possíveis parceiros, divulgar as competências do Espírito Santo, atrair investidores e promover conhecimentos e oportunidades no segmento”, frisa Cris Samorini ao lembrar que o setor extrativo tem uma participação relevante no PIB capixaba, respondendo por 12,6%.
Os interessados em participar do evento, que é gratuito, podem realizar as inscrições por meio do link https://forms.office.com/r/0ARXcxNu2s
Agenda – Oil, Gas and Energy Week
Data: 09 e 10 de novembro
Local: auditório da Findes, em Vitória, e transmissão on-line
Inscrições: https://forms.office.com/r/0ARXcxNu2s
Programação
1º dia – 09/11/21
9h – Abertura
- Presidente da Findes – Cris Samorini
- Governador do ES – Renato Casagrande
- Sectides (Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico) – Tyago Hoffman
9h40 – Ideies apresenta os principais dados do setor no Anuário de Petróleo e Gás e status das ações da rota estratégica do setor lançada em 2020 - Marilia Gabriela Elias da Silva (Gerente executiva do Ideies)
10h – Painel I – ESG: Tipos de investimentos, vantagens para as empresas e funcionamento na prática.
- Karine Fragoso, diretora-geral da Onip (Organização Nacional de Indústria do Petróleo) e gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro)
- Cristina Pinho, diretora-executiva do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás)
- Anabal Santos Jr, secretário executivo da ABPIP (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás)
14h – Painel II – Diversificação de matriz energética
- Renata Pires Nogueira Lima, analista ambiental do Ibama-ES
- Rachel Freixo, Subsecretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, Sectides;
- Ansgar Pinkowski, diretor de inovação e sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha.
15h30 – Seminário técnico I – Estratégia global de aceleração da transição energética: projetos e perspectivas locais – Equinor.
- Rafael Tristão, diretor de Relações Institucionais da Equinor no Brasil.
2º dia – 10/11/21
10h – Painel III – Mercado do Gás – Regulação, produção, distribuição e consumo.
- Tatiana Pires André Bayerl, gerente de gás natural da Arsp (Agência de Regulação de Serviços Públicos)
- Heber Resende diretor-presidente da ES Gás
- Fabrício Assis, gerente geral da ArcelorMittal Tubarão
- Marco Marcial, vice-presidente do Sinerges (Sindicato das Indústrias de Geração, Distribuição e Transmissão de Energia do Estado do Espírito Santo)
14h – Painel IV – Oportunidades com o descomissionamento
- Karen Alves, coordenadora de Descomissionamento e Recuperação de Áreas da Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)
- Karine Fragoso, diretora-geral da Onip (Organização Nacional de Indústria do Petróleo) e gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro)
- Anderson Cantarino gerente executivo de HSE e Operações do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás)
- Anabal Santos Jr, secretário executivo da ABPIP (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás)
15h30 – Seminário técnico II – Oportunidades e investimentos previstos para o ES – Petrobras - Eduardo Zacaron, gerente geral de Descomissionamento da Petrobras.