“Desenvolvimento Turístico e Oportunidades” temas debatidos em roda de conversa com Lenise Loureiro, secretária Estadual

Os participantes tiveram o seu momento de fala e questionamentos, no final, um delicioso jantar foi servido pelo chef Gilson Surrage, embaixador da gastronomia capixaba

O evento foi realizado no Auditório do Hotel Espadarte em Iriri

Integração e união entre municípios e atores que fazem o turismo, foram a tônica da roda de conversa “Desenvolvimento Turístico e Oportunidades”, realizada no Auditório do Hotel Espadarte, no Balneário de Iriri, em Anchieta, na noite desta quarta-feira (09), tendo como palestrante a Secretária Estadual de Turismo, Lenise Loureiro.

As mulheres da Assosição de Moradores Iriri Vivo posando com Lenise

Muito satisfeita com o convite de Anchieta para conduzir a palestra, Lenise Loureiro afirmou que Anchieta está no rumo certo, rumo ao desenvolvimento turístico e já está no roteiro nacional. São muito mais que 23 praias lindas. Anchieta tem um Santuário Nacional que já está sendo explorado para o turismo religioso. Possui artesanato belíssimo, história, gastronomia, parque, mangue, rio e muitos mais.

Lenise pontuou a importância da organização e planejamento regional do turismo

Com uma abordagem didática e dinâmica, Lenise exibiu números, pontuou o perfil dos turistas que frequentam Anchieta e destacou que o Governo de Renato Casagrande tem feito grandes investimentos no município e no Litoral Sul. Falou das obras de infraestrutura em Guarapari/ Meaípe, Castelhanos, Praia da Costa Azul, e também os investimentos que serão feitos em Ubu e Piúma.

Uma Roda de Conversa onde os participantes puderam falar das suas demandas. “Foi uma emoção maravilhosa ver poder público e empreendedores juntos e entusiasmados com as possibilidades de desenvolver os negócios, com ainda mais consistência, e assim, atrair visitantes e turistas para os diversos atrativos da região, que contempla litoral exuberante, agroturismo, turismo de experiência, aventura, esportivo, gastronômico e opções para todos os gostos, idades e possibilidades”.

Secretário de Turismo de Anchieta, Caio Mozer, Lenise Loureiro, secrteária Estadual de Turismo e o chef Gilson Surrage – Foto/ Luciana Maximo

O encontro foi celebrado com um delicioso bobó de camarão preparado pelo chef Gilson Surrage, acompanhando de um maravilhoso arroz de polvo, feito pelas mãos da presidente da Associação de Moradores “Iriri Vivo”, Sirlene Ferreira. O jantar encantou a todos com suas delícias. “Vamos em frente, desenvolvendo nosso turismo em todas as regiões”.

Entre os presentes, os secretários de Turismo e Cultuira de Piúma, Thiago Zago e Juares Taylor, Caio Mozer de Anchieta e outros.

O Jornal Espírito Santo Notícias registrou o encontro e aproveitou para entrevistar a Secretária Estadual de Turismo, Lenise Loureiro. Confira na íntegra.

ENTREVISTA

Lenise Loureiro, secretária Estadual de Turismo no ES – foto/ divulgação

JORNAL: Turismo, mola que move a economia no mundo.

Lenise: “Todo mundo quer viajar, é uma oportunidade para os capixabas a economia que vem do turismo. Nesta palestra, o município de Anchieta solicitou, nós preparamos todo conteúdo e viemos aqui apresentar-lo e também ouvir o que população, os empresários têm a contribuir nestes pontos elencados, apresentados; e assim a construirmos bons caminhos em 2022. Aqui em Anchieta foram selecionados alguns eventos. Há uma organização bem positiva em relação ao destino nacional que se fez em Anchieta. Nós levamos Anchieta para feira Nacional da “Associação Brasileira de Agências de Viagens” – ABAV, em Fortaleza. Lá fizemos contatos com agências de viagens, apresentando o destino de Anchieta. Tudo isso foi mais uma vez celebrado hoje, e colocado para reflexão de como a gente pode fazer o turista que chega aqui deixar mais renda para quem é da cidade, são raciocínios que exigem esse encontro de pessoas, essa reflexão com poder público, e muita, muita mesmo, organização dos autores locais.

JORNAL: Anchieta está a mil anos luz à frente de outros municípios quando o assunto é turismo”…

Lenise: “Quanto mais uma gestão se profissionaliza no turismo, mais o setor se empolga, os empresários se empolgam, o poder público investe mais porque percebe que o turismo é levado a sério. O turista chega em locais destes e também dá o feedback positivo, é ciclo virtuoso. Quanto mais a gestão se profissionaliza, como que em Anchieta acontece, mais enriquece o município. Caio está de parabéns, promovendo dinâmicas para novos investimentos do governo do estado,assim sendo  poderá trazer formação, divulgar mais o destino e até mesmo no tocante às infraestruturas belíssimas que chegaram para as praias Costa Azul e Castelhanos.  Tais ações podem vir para outros investimentos e Ubu também está no roteiro planejado, essas duas que eu falei há pouco estão concluídas, praticamente, inauguradas já. Nós queremos celebrar essas conquistas e já planejar novos investimentos, porque nós temos muita expectativa de que cada vez mais turistas procurem Anchieta e Guarapari, que também já eram  destinos nacionais e agora, com Santuário de Anchieta, a gente faz destino religioso fortíssimo, mas possível por aqui, praia turística e muita oportunidade que esse município com a finalidade de atrair renda para os moradores da região”.

JORNAL: Destinos nacionais no ES. Itaúna também entrou para o roteiro nacional.

Lenice: “Agora, a vocação do turismo está sendo muito em espaços abertos, unidades de conservação como Parque Estadual de Itaúna, que fez 30 anos ano passado, turismo de aventura, turismo esportivo nestes locais são Oportunidades maravilhosas com espaços belíssimos. Itaúna recebeu também muita infraestrutura de estrada, melhorando o acesso, isso tudo somado é a vocação do momento, depois da pandemia o destino em áreas abertas se tornou ainda mais procurado, então, Itaúna está também com uma grande oportunidade de aumentar a linha de renda das pessoas, pelo turismo.

 Jornal: Secretária, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a gente já começa a pensar nos festivais né?

Lenice: “Sim, inclusive está de parabéns, mais uma vez, o município de Anchieta, que já tem uma programação muito bem estruturada destes encontros, destes festivais ao longo do ano de 2022. Já teve selecionados pela secretaria de Turismo, para pôr em financeiro, os eventos da cidade.   A gente percebe que essa organização faz toda diferença e, eventos são importantíssimos para garantir uma permanência do fluxo turístico, uma alegria, uma vitalidade na cidade. O evento, se bem programado, traz um turista com condição de deixar recurso, movimentar a economia.

 Jornal: O município precisa se organizar e saber pedir devido ao fato de que o governo está de braços abertos?

Lenise: “Sim, é saber pedir, saber se organizar. E aí organizar um bom pedido que a gente vai atrás e consegue, o importante se organizar”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *