ITAPEMIRIM: XV Festival de Frutos do Mar vem com tudo em 2022 e trará muitas novidades

Associação Gastronômica de Itapemirim apresentou os pratos que serão comercializados na XV Edição do Festival de Frutos do Mar – Fotos: Ivny Matos

A organização do Festival é da Associação Gastronômica de Itapemirim
Maya – Mayfrape – Torta de Cintra

Pensa numa tarde deliciosa, foi neste sábado, 09, no 2º piso do Restaurante 235 em Itaipava! Mais de 20 pratos foram provados e aprovados por jornalistas e convidados durante o evento de apresentação das delícias que serão servidas na XV Edição do Festival Gastronômico de Itapemirim.

Néia Petiscaria Sabores a mais – empadas gostosíssimas
Culinária japonesa

O presidente da Associação Gastronômica de Itapemirim, chef Hamilton Júnior está felicíssimo com o evento de apresentação dos pratos, até porque o Festival ficou dois anos sem ocorrer por conta da pandemia da Covid-19. Este ano a expectativa é em dose dupla, para compensar os dois anos que não rolou. Ele assegurou que este ano o evento será espetacular, com os pescados no mar de Itapemirim.

Marlene Sabores do Nordeste – tapiocas deliciosas
Hamburguer de Atum

“Encerramos 2019 com o maior Festival do Município de Itapemirim e um dos maiores do ES, o que continuou sendo a nossa mola propulsora para aguardarmos 2020, 2021 e chegarmos a 2022 com força total para o Festival de Frutos do Mar. Prefeitura de Itapemirim, Secretaria de Turismo, Associação Comercial, Associação Gastronômica, Nossa Rede, várias empresas, Sicoob nos auxiliando para que tudo isso pudesse acontecer. Este ano temos mais de 25 pratos oficiais e cada stand ainda vai preparar mais cinco pratos, teremos mais de 120 que serão comercializados nos quatro dias de festival”.

Ponto do Pastel – Ellen
Barca de Açaí da Ki-Sabor

O prefeito interino José de Oliveira Lima gostou muito dos pratos, aprovou e colocou a Prefeitura de Itapemirim à disposição da população e da Associação para que o evento ocorra da melhor forma possível. Ele reduziu custos, analisou o projeto e estava lá para experimentar os pratos. “É preciso valorizar o nosso povo, as nossas raízes, a nossa cultura, o nosso pescado, os nossos pescadores, os nossos comerciantes, e nada melhor do que o Festival para falar da nossa realidade. O Festival movimenta a nossa economia. O que queremos e pretendemos é apoiar aquilo que vai ao encontro a melhoria de vida do nosso povo, isso é indispensável. Toda estrutura garantida. Um dos melhores festivais da nossa região”, ressaltou o prefeito.

Japa: Culinária Japonesa
Chefe Hamilton Júnior: Paella do Pescador

O secretário Turismo de Itapemirim, Antônio Carlos de Souza, o Carlinhos, destacou que o Festival faz parte do legado de Itapemirim e não pode faltar na Semana Santa. “Eu fui nomeado recentemente secretário e resolvemos dar andamento ao projeto, tiramos algumas coisas que acreditamos que não era necessário, reduzimos o valor de início e resolvemos manter a parte de estrutura. O Frutos do Mar vai acontecer, estamos muito felizes, é um sonho, vamos fazer o melhor para o munícipio de Itapemirim”, frisou.

Ana Paula Nutri: Bolo Fitness
Kemilly – Cheirinho do Mar – Peroá com fritas

Os pratos exalam cheiro de mar e tempero verde. O público poderá apreciar desde o prato mais clássico que é o peroá frito, passando por lasanha de frutos do mar, empadas, pastéis, quiche de camarão, casquinha de siri, comida japonesa e até hambúrguer de Atum! Além de deliciosas sobremesas, tais como açaí, tortas, tapioca e muito mais! 

Sueli Delícias da Sueli – Macarrão com Camarão
Acarajé da Baiana

O Festival faz um resgate da cultura de Itapemirim. Este ano a expectativa é grande. A vice-presidente da Associação Gastronômica Iara Lúcia Rodrigues destacou. “Quase três anos sem poder trabalhar e agora poder mostrar o nosso trabalho, pra mim estou vivendo o momento como se fosse o primeiro festival. É muito bacana, o pessoal está dando os eu melhor para que o Festival aconteça e agora é esperar o resultado final que é receber todos turistas e visitantes para nos prestigiar. Todos os nossos pratos são pescados no nosso mar e desembarcam no Terminal Pesqueiro de Itaipava”.

Casqujinha de siri da Luíza
Mar e Brasa – hamburguer de Atum
Iara – Lasanha de bacalhau

O chef Márcio Sant’ Anna estava muito feliz com a oportunidade de participar de um evento tão importante. Ele trouxe uma das novidades deste ano, o Hambúrguer de Atum.  “Pra poder prestigiar este lugar maravilhoso, trago o pescado que alimenta tantas famílias e gera tantos empregos. Pra mim será uma honra participar” comentou Márcio. 

Quiche de Camarão da Luíza
ROSANGELA – AGUA NA OCA DOCES GOURMET – BRIGADEIROS

Hamilton, emocionado, afirmou que o pavilhão de ventos será a nível de primeiro mundo. “Estamos aqui fazendo o melhor da gastronomia capixaba em Itapemirim para vocês, então, venha!” Nosso chef Hamilton no comando e todos vocês estão convidados”, convidou Luciana e Souza, a Baiana do Acarajé.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *