Uma fazenda de hortaliças folhosas dentro da cidade e com apoio do Bandes
Empreendimento do casal Luiz Gustavo e Hanna Souto Leocádio fica em Vitóri0
Dentro de ambientes fechados, nas cidades e cercadas por prédios, uma grande variedade de hortaliças são cultivadas e vendidas comercializadas por empreendedores. Trata-se de um negócio inovador que veio para ficar – e se expandir – já que está presente nos principais centros urbanos do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. São as ousadas fazendas urbanas, que agora estão presentes na Capital do Espírito Santo e fornecem aos capixabas a oportunidade de uma alimentação mais saudável.
Com um controle de temperatura e água e com as plantas sendo distribuídas, vertical ou horizontalmente, dentro de estufas que lembram laboratórios, o projeto de fazendas urbanas tem ajudado os brasileiros que procuram consumir alimentos mais frescos, saudáveis e ricos em nutrientes. Assim, concretizando um sonho de casal, Luiz Gustavo e Hanna Souto Leocádio, planejaram e executaram juntos a criação da Cooltiva, que se tornou, em 2022, a primeira fazenda urbana do Espírito Santo e, claro, contou com o apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) neste processo.
Pode entrar, Cooltiva
Ele, capixaba, engenheiro e empreendedor, e ela, soteropolitana, advogada e empresária, começaram o desenvolvimento da Cooltiva após se mudarem do Rio de Janeiro para Vitória e perceberem que, em terras capixabas, o sistema delivery de cestas de hortaliças não tinha uma grande variedade no mercado.
“As empresas que encontramos aqui no Espírito Santo dependiam de uma cadeia de suprimento de pequenos produtores do interior do Estado. Assim, digo que a Cooltiva é a realização de um sonho meu e da minha esposa. Conseguimos estabelecer um empreendimento agradável e aconchegante dentro do Espírito Santo”, afirma Luiz Gustavo.
Utilizando-se principalmente das técnicas de hidropônica ou semihidroponia, as fazendas urbanas permitem a preservação das características naturais das plantas produzidas e auxiliam no crescimento saudável do plantio longe de pragas. Além disso, a técnica hidropônica é ambientalmente sustentável, já que minimiza perdas na colheita, elimina etapas de transporte dos produtores para os centros urbanos e reduz a utilização de água em até 90% em comparação ao cultivo tradicional.
Agora, a Cooltiva, com duas estufas de aproximadamente 600 metros quadrados, consegue produzir uma variedade de hortaliças, como alfaces, rúculas, folhas de beterraba, agrião, mostarda, couves, manjericão e temperos de modo geral e vende tudo em uma loja, com orgânicos, itens de mercearia, proteínas e até produtos de limpeza de cuidados pessoais veganos e naturais.
De acordo com Luiz Gustavo, a empresa, que está presente na Praia do Canto, utiliza-se do espaço físico para as vendas e tem também um sistema de assinatura para os clientes que desejarem receber suas cestas de hortaliças em suas casas.
“Com o nosso plano de assinatura, os clientes da Cooltiva recebem uma cesta de hortaliças colhidas minutos antes da entrega, na comodidade de suas casas. Digo que um aspecto que define os clientes da nossa empresa é o afeto por levar um estilo de vida focado em uma alimentação mais saudável”, conta.
Apoio do Bandes e o futuro
A presença do Bandes na implantação da Cooltiva surgiu no momento em que o casal precisava ser apoiado com investimentos necessários para essa inovação de mercado. “As fazendas urbanas já estão em muitas grandes cidades do Brasil e do mundo. Porém, quando estávamos procurando investimentos para a Cooltiva, muitos dos bancos tradicionais não apoiaram por se tratar de um negócio que foge dos modelos convencionais. Assim, quando procuramos o Bandes, fomos atendidos com as linhas de implementação ideais para o nosso modelo de negócios”, explica Luiz Gustavo.
Segundo o empresário, os planos são desenvolver ainda mais a empresa, com a criação de novas filiais além de Vitória e, também, a utilização de outros equipamentos tecnológicos que diminuam os custos de produção e apoiem o desenvolvimento sustentável e equilibrado do empreendimento, como a aquisição de sistemas fotovoltaicos e painéis solares, para a redução das contas de energia.
“Crescer e evoluir a empresa são objetivos certos para a Cooltiva. Em um futuro não tão distante, acredito que investiremos mais. Afinal, o projeto de fazendas urbanas veio para ficar e desenvolver um novo modelo para se comercializar hortaliças e alimentos de qualidade”, aponta o empreendedor.
“Agora, recebemos muitos feedbacks positivos dos clientes de um negócio sustentável que está alinhado aos objetivos mundiais de sustentabilidade empresarial e estamos realizados com a nossa escolha em relação a Cooltiva. Além disso, acredito que a Cooltiva influenciará o crescimento desse mercado dentro do Estado”, frisa o empresário.
O gerente de Negócios do Bandes, João Henrique Costabeber, acompanhou o processo da empresa para entender o funcionamento da fazenda urbana e ressaltou a capacidade do Bandes em financiar projetos empresariais inovadores para a realidade do mercado. “A visita da equipe do Bandes à Cooltiva ocorreu enquanto o projeto da empresa estava em andamento. Com um projeto diferencial, que bancos tradicionais não costumam atender, os clientes procuraram o nosso apoio para obterem linhas de financiamento atrativas para inovação e sustentabilidade. O nosso apoio foi focado em entender qual era a realidade da empresa e fornecer o financiamento ideal”, pontua.
Conheça a Cooltiva:
Instagram: @cooltiva.fazendaurbana
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