“Quem cobra antes recebe primeiro”, dizem especialistas

Pesquisa recente aponta que mais de 40% da população adulta está inadimplente, o que corresponde a 65 milhões de pessoas no país. Para debater sobre essa situação e apresentar alternativas para o retorno ao crédito, a Associação dos Empresários da Serra (Ases) realizou nesta quarta (14) o 201º Café com Negócios. 

Com presença de mais de 120 participantes, o evento contou com palestras do professor Bruno do Valle C. Teixeira e do diretor de Administração e Finanças do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Sávio Caçador.

Bruno abriu o painel fazendo um alerta: “Com base neste estudo entendemos que é preciso repensar como vender nossos produtos e serviços. Precisamos fortalecer o recebimento dentro do prazo. E como fazer isso? Com envio de mensagens ao cliente  lembrando que a dívida vai vencer; repensando os processos comerciais e mantendo o cadastro do cliente atualizado. Quem cobra antes recebe primeiro. Então, ser proativo também é importante para que as transações aconteçam de uma  forma mais tranquila”, afirma.

O diretor do Bandes falou sobre as mudanças feitas na instituição financeira após 2019, quando a pandemia de covid-19 começou. “Após o começo da pandemia o capital de giro está sendo o tipo mais procurado de crédito. Micro e pequenas empresas são nosso foco atualmente. O banco chegou a ter 10% de inadimplência, o que é um percentual muito alto. Para mudar isso criamos uma área específica de renegociação, revimos as operações de crédito e humanizamos o setor. Essas e outras mudanças fizeram com que o percentual de inadimplência caísse muito”.

O vice-presidente da Ases, Rafael Garcia, destaca que  o protagonismo do empreendedor também faz toda diferença quando o assunto é dar a volta por cima. “O tema deste Caneg é muito relevante. Ter o fluxo de caixa é importante e traz segurança comercial, que por sua vez ajuda  a gerar mais investimentos.  O empreendedor sonha grande, tem visão de futuro e é com essa coragem e determinação que fazem a diferença”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *