Café Caparaó ganha Selo da Denominação de Origem (DO) e lançamento será neste sábado (17)

Acontece neste sábado, em Guaçuí, o lançamento do Selo da Denominação de Origem (DO) Caparaó, com apresentação dos primeiros cafés selecionados, com lotes chancelados pela Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (Apec). Durante o evento ainda serão apresentadas as aplicações do projeto de branding, feitas para a DO e realizadas em parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e o Sicoob Credisudeste.

O lançamento encerra uma semana inteira de atividades voltadas para a divulgação do novo Selo. O ciclo de eventos foi iniciado na última segunda-feira, dia 12, com uma Rodada de Negócios Virtual para relacionamento individual e entendimento comercial entre 29 compradores de todo o Brasil e 30 produtores com cafés chancelados pela Apec. Como a Associação é a gestora da Denominação de Origem, ela também é a responsável por conceder o Selo aos cafés que atendem às especificações técnicas e respeitam os saberes e fazeres do Caparaó.

“Para poder participar da primeira Rodada de Negócios, os cafés foram avaliados por provadores certificados sob a responsabilidade do Conselho Regulador e atenderam aos critérios de qualidade e rastreabilidade necessários ao Selo. As amostras desses cafés foram enviadas aos compradores para prova e decisão sobre os produtos que queriam adquirir. Cada comprador foi convidado a informar suas escolhas à equipe do Sebrae/ES, sendo orientado para o encontro virtual. E durante a rodada eles puderam adquirir os cafés que desejaram”, explica a analista do Sebrae/ES, Kelly Machado.

Após a realização dessa Rodada de Negócios serão acrescidas aos lotes não comercializados mais opções de cafés, todas inéditas, a serem disponibilizadas na plataforma de leilões virtuais. Com o bom resultado das primeiras negociações, e considerando o calendário do fim do ano, com muitas empresas de trading entrando em recesso, além do tempo hábil para enviar as novas amostras, o leilão virtual está previsto para ocorrer no próximo mês. Dessa forma, o evento que estava previsto para acontecer entre os dias 14 e 16 de dezembro de 2022, foi adiado para ser realizado de 25 a 27 de janeiro de 2023.

Selo

Cafés com terroir, de alta qualidade evidenciada por premiações e produzidos num ambiente de parcerias efetivas e orientadas para a inovação e qualificação. Todos esses lotes selecionados para receberam o Selo da Denominação de Origem (DO) Caparaó vieram de cafezais que abraçam e protegem as encostas montanhosas do Parque Nacional do Caparaó.

“São produtos que se traduzem em grande capacidade de transformação socioeconômica, cultural e ambiental por toda a cadeia de valor da cafeicultura, exatamente por serem produzidos por pequenos agricultores familiares, e distribuídos nos 16 municípios que compõem a área de abrangência da DO do Café Caparaó, nos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais”, explica Machado.

Além disso, esses cafés apresentam rastreabilidade que protege e certifica a procedência, a singularidade e a qualidade dos grãos e dos processos de produção. Essas especificações é que os classificam para receberam o Selo “Denominação de Origem Caparaó”.

Lançamento do Selo da DO Café Caparaó

Data: 17/12/22 (sábado)

Hora: 13h00

Local: Teatro Fernando Torres. Av. Governador Francisco Lacerda de Aguiar, SN, Centro, Guaçuí.

Confirme sua participação: https://forms.gle/TD5oNVLUShMf8s4k9

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *