Quer concluir o Ensino Fundamental ou Médio? Ceeja, a oportunidade que procura para concluir os estudos

Não existe idade certa para estudar, nem para concluir o Ensino Fundamental, Médio ou superior, mas é preciso estudar e o Ceeja é uma oportunidade que muda a vida das pessoas, Dona Maria Laurinda Adão é um exemplo a ser mostrado.

Você sabe o que é CEEJA? Claro que já ouviu falar no Centro Estadual de Educação para jovens e Adultos. Então, como se sabe, tem mais oportunidade no mercado de trabalho, quem tem os estudos concluídos, não é mesmo? Quantas vezes se frustrou entregando um curriculum e não ser convocado (a) para uma vaga de emprego. Mas para ajudar aquelas pessoas que, por algum motivo não conseguiram concluir o Ensino Fundamental ou Médio na idade dita como certa, tempo regular, o Ceeja, há 42 anos, em Cachoeiro de Itapemirim, na Rua Moreira, no bairro Independência, número 235 está de portas abertas formando milhares de alunos e realizando o sonho da conclusão de mais uma etapa importante de suas vidas.

Para ingressar no Fundamental é preciso ter idade mínima de 15 anos e no Médio, 18.  

O curso tem presença flexível dando mais oportunidade para alunos com idade superior a 18 anos e a matrícula é feita por disciplina. Com isso, o jovem ou adulto consegue adaptar a rotina de estudo a de trabalho e outras atividades. O aluno recebe no início do curso o material didático e um plano de estudos preparado pelos professores. Todo o material é feito com base na disponibilidade de tempo e o aluno pode ir até o CEEJA para tirar dúvidas e receber orientações quantas vezes quiser. As instituições também oferecem oficinas e palestras e realizam as avaliações parciais e finais.

Módulos

De acordo com a gestora, Michelle Fonseca Nasr, em Cachoeiro de Itapemirim, o Ceeja trabalha por módulos e fascículos de cada disciplina. Os estudantes recebem o material, estudam os conteúdos e podem ir até a escola só para realizar seus atendimentos caso tenha dúvidas de forma personalizada e as provas ao final de cada módulo.

“Há também uma plataforma virtual em que os alunos se comunicam com o professor. É possível ter atendimento presencial para tirar dúvidas, mas é também possível ter atendimento virtual”.

A gestora destacou que, em alguns locais aos quais a equipe vai, são realizados testes de sondagem, para pessoas que sabem ler, escrever e dominam operações matemáticas, porém não têm a certificação do ensino fundamental I. “Esse Ceeja itinerante já faz Parte Projeto Vencendo Fronteiras que foi premiado em 2022 em dois grandes programas Boas Práticas da Educação e Inoves. Conseguimos alcançar mais alunos e é muito gratificante para todos quando veem oportunidades surgirem após a conclusão de etapas do ensino”, assegura Michelle Fonseca Nasr.

Para a diretora do Ceeja em Cachoeiro, o modelo é muito importante para aqueles que não conseguem manter uma presença ativa na escola todos os dias e além disso, não é necessário ter turma. No Ceeja o aluno elimina a disciplinas por disciplinas e reaproveita o que já foi feito no passado é só levar o histórico e passar pela análise das Pedagogas do modelo”.

O CEEJA Cachoeiro funciona de segunda a sexta todos os dias de 7:00 as 22 horas. Atendimentos de todas as disciplinas de 7:00 as 21:00. O Ceeja funciona em três turnos para facilitar ao aluno o melhor horário para realização de suas provas e atendimentos.

Para se matricular é muito fácil é seguir até a unidade do Ceeja Cachoeiro de Itapemirim que fica na Rua Moreira, 235, independência levando os seguintes documentos:

Xerox de certidão de nascimento ou casamento carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o histórico escolar original (muito importantes para analisar os estudos) e 2 fotos 3×4. Não perca seu tempo conclua seus estudos é de graça, pertence a rede estadual e reconhecimento em qualquer lugar.

Compartilhe nas redes sociais

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *