Hotel “Morubixaba” encerra as atividades, é vendido e ganha novo conceito mantendo as mesmas características, em Iriri
O “Morubixaba” está a 45 metros da Praia da Areia Preta e da Costa Azul, a reforma prevê varanda gourmet com vista para o mar, lavanderia, brinquedoteca, segurança e um rápido acesso a tudo. O antigo Hotel ganha uma nova roupagem de 70 anos.
O antigo Hotel “Morubixaba”, em Iriri, foi vendido para um grupo de investidores de Guaçuí, região do Caparaó Capixaba. Os donos da empresa que adquiriu o imóvel, um dos primeiros hotéis em Iriri – Anchieta, eram frequentadores do empreendimento, quando crianças, e apaixonados pelo balneário. Fizeram negócio com a família Ferrari. Estão fazendo uma reforma geral que vai trazer, para o coração do balneário, o conterrâneo da construção civil, com requinte e muito bom gosto. O projeto é inovador, mantendo as mesmas características.
Agora, o “Morubixaba” ganha uma nova roupagem e passa por uma reforma geral na sua estrutura, ganhando um novo conceito. Inicialmente, se chamaria Residencial “Ibiza”, mas os novos proprietários resolveram manter o mesmo nome, valorizando a história do empreendimento que marcou a vida de tantos hóspedes. “Inicialmente, a Construtora “Sul Capixaba” considerou mudar o nome do imóvel de “Morubixaba” para “Ibiza”. No entanto, durante as conversas com os antigos proprietários, ficou claro que o nome “Morubixaba” tinha uma importância significativa para a história e a tradição local. Com base nisso, a empresa decidiu honrar essa tradição e manter o nome original do imóvel. Essa decisão reforça o compromisso da Construtora “Sul Capixaba”, em valorizar a cultura e as tradições locais em todos os projetos em que se envolve. Além disso, essa escolha contribui para a preservação da memória e da identidade da região, que são fundamentais para o desenvolvimento sustentável de qualquer comunidade”, ressaltou Pedro Henrique Murucci Pirovani, empresário proprietário do empreendimento.
Segundo o empresário, ao optar por manter o nome “Morubixaba”, a Construtora “Sul Capixaba” demonstra seu respeito pela história e tradição, reforçando seu compromisso em desenvolver empreendimentos que sejam integrados e valorizados pela comunidade em que estão inseridos.
A empresa assegura que o empreendimento em questão continua sendo um hotel, e nunca teve sua atividade alterada. “Entretanto, agora foi estruturado como um apart-hotel, que é um tipo de acomodação que combina as comodidades de um apartamento com os serviços e comodidades de um hotel”.
Vale ressaltar que, como o empreendimento já existia, a proposta é reformar, mantendo o mesmo formato, não haverá impacto para a vizinhança, tendo em vista que o Hotel já constava em pleno funcionamento com as unidades existentes, que é o que a construtora está mantendo. “O que a construtora está fazendo é a reforma e estruturando o prédio para entregar um produto de qualidade para as pessoas que forem, futuramente, adquirir os flats, que são os quartos”. Ratificou ainda que, como o hotel era muito antigo, não havia nem projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros; o que atualmente a construtora já obteve para dar mais segurança e comodidade aos clientes futuro do imóvel. “Estamos mantendo as características com o mesmo número de quatros do hotel que já existia, com mais segurança na estrutura. Teremos uma nova roupagem, bem mais bonita e moderna”.
Os apartamentos oferecem cozinha, banheiro e quarto totalmente equipados, além de serviços como limpeza diária, recepção 24 horas e serviços de segurança. Os apart-hotéis são ideais para viajantes que desejam mais espaço e privacidade do que um quarto de hotel tradicional pode oferecer, mas que ainda querem ter acesso a serviços e comodidades similares aos de um hotel.
“É importante mencionar que a propriedade passou de um hotel de um único proprietário para um hotel de múltiplos proprietários, onde cada um terá uma fração ideal do empreendimento e seguirá às normas do apart-hotel”, ressaltou Pedro.
A Reportagem esteve na reforma do “Morubixaba”, e acompanhou o andamento dos trabalhos, uma vez que surgiram algumas especulações no entorno da reforma, se o Hotel terá garagens para os novos proprietários. Pedro explicou que a empresa está sempre buscando as melhores soluções para seus empreendimentos e para a satisfação de seus clientes. “No entanto, como o empreendimento em questão já estava construído, havia limitações construtivas que impossibilitaram a criação de vagas de garagem. Além disso, o plano diretor municipal impõe diretrizes restritivas que limitam a criação de construções mais otimizadas, como a criação de múltiplos pavimentos. A empresa, sempre comprometida em atender todas as leis e normas envolvidas, realizou vários estudos para oferecer uma solução viável dentro dessas limitações. Desta forma, seguiu todas as normativas e obteve êxito na aprovação da obra junto aos órgãos competentes”.
O secretário de Obras e Infraestrutura de Anchieta, Leonardo Abrantes, frisou que, quanto ao processo do antigo Hotel “Morubixaba”, o pedido do requerimento foi regularização de construção, existe sem alteração de área, sem ampliação da construção. “Houve algumas alterações internas, como pequena demolição de parede e construção de outras para adequarem ao novo uso. As suítes foram adaptadas com bancada, com uma pia de apoio, como uma área de copa”, explicou.
Alvarás em dia
Destacou a Construtora “Sul Capixaba” que possui tanto o alvará da Prefeitura de Anchieta dando o aval, como aprovação do Corpo de Bombeiros. “É importante destacar que a obra se encontra totalmente regularizada, com alvará em dia e todos os impostos pagos. Por fim, a empresa reforça seu compromisso em atender às necessidades dos clientes e da comunidade, sempre dentro dos limites legais e com a qualidade que é marca registrada de seus empreendimentos”, frisou a Construtora “Sul Capixaba” através do sócio Pedro Henrique Murucci Pirovani.
“Morubissaba” a “Morubixaba”
O Hotel “Morubixaba” surgiu após o senhor Joffre Ferrari e sua esposa Lourdes Balliana resolverem arrendar um dos primeiros hotéis de Iriri, por seis anos, no qual os dois trabalhavam com muita garra. A senhora Lourdes Balliana foi uma grande visionária, empreendedora e comerciante.
Durante este tempo, eles compraram o terreno onde é o atual “Morubixaba”, já com o espírito empreendedor, tudo era pensado e discutido entre eles, por ser uma região indígena, eles citaram vários nomes e um de seus filhos, o Augusto, com 2 aninhos, só se referia … “Morubissaba”…”Morubissaba”… então ficou Hotel “Morubixaba”, onde construíram de seis a oito quartos para hospedagem. O Hotel conta com uma estrutura de 24 apartamentos, e será mantido o mesmo número com a reforma do imóvel.
No verão, não há como negar, Iriri é um destino turístico. O hóspede vem, é uma alegria. O verão é sempre sucesso. Iriri é um balneário perfeito, é primitivo, tem uma das belezas naturais mais raras do Estado. Com a restauração, o “Morubixaba” será um dos mais charmosos empreendimentos da “Búzio Capixaba”, é só aguardar. Por lá os trabalhos não param.