LAB. FORA oferece formação online e gratuita em Arte e Cultura, com 50% das vagas para pessoas trans

As inscrições acontecem entre os dias 08 e 14 de maio, e o projeto conta com recursos do Funcultura, via Secult/ES

O LAB. FORA: Laboratório de Formação em Arte e Cultura vai abrir as inscrições para o terceiro módulo de formação nesta segunda-feira (08), com prazo para garantir a participação e se inscrever até domingo, dia 14 de maio. Serão oferecidas 30 vagas, com reserva mínima de 50% para pessoas trans (travestis, homens trans, mulheres trans e não-bináries).

A formação é online, composta por cinco módulos, com este terceiro tendo a artista Padmateo Menezes como facilitadora. Com o tema “Fantasmas, aqui: métodos e fábulas de transições no breu”, o módulo vai abordar os estudos da fantasmagoria e os processos performativos do invisível/desaparecimento, para serem aplicados enquanto métodos em práticas artísticas plurais; entre outras questões, a exemplo dos estudos da ausência da imagem como processo disruptivo e os estudos do rastro como potência da presença;

Serão quatro encontros com a artista, sendo um por semana, realizados nos dias 18 e 25 de maio, e 01 e 08 de junho, sempre das 19h às 20h30. E em todos haverá intérpretes de Libras.

Realizado com apoio do Funcultura, via Edital 017/2021 do Setorial de Artes Visuais da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult/ES), o LAB. FORA ainda terá mais dois módulos, que serão realizados por Lucas Alberto Miranda e Gabriela Nobre, entre os meses de junho e agosto.

Os módulos de formação do LAB. FORA são por teleconferência, via Zoom, e os prazos de inscrição, com os respectivos links e as informações sobre cada etapa, estão disponíveis no site https://labfora.tumblr.com/.

Vagas

“A reserva mínima de 50% das vagas para pessoas transvestigêneres é algo muito importante, e o LAB. FORA prioriza o alcance a corpos que nunca são priorizados no sistema educacional ou no sistema de arte”, explica Phoebe Coiote, idealizadora e curadora artístico-educativa do projeto.

Phoebe é uma mulher transvestigênere, curadora, artista, educadora e pesquisadora. E segundo ela, o LAB. FORA é um contradispositivo curatorial, cultural, educativo e artístico. “É um projeto que se lança em direção e a partir das frestas do sistema de arte e cultura brasileira. E acredito que, não apenas eu, mas todes na equipe, que é majoritariamente formada por pessoas trans e não-bináries, poderão no futuro olhar para essa plataforma com muito carinho por terem contribuído para essa rede de coletividade, para esse laboratório FORA da bolha”, reforça.

As informações sobre o projeto também estão disponíveis no perfil do LAB. FORA no Instagram: https://www.instagram.com/laboratoriofora/. E todos os encontros dos cinco módulos serão gravados, sendo disponibilizados futuramente no canal do projeto no YouTube: https://www.youtube.com/@LABFORA.

LAB. FORA – Módulo 3

Inscrição: De 08/05 a 14/05

Link: https://labfora.tumblr.com/inscricoes

Encontros: Dias 18 e 25 de maio; e 01 e 08 de junho.

Horário: das 19h às 20h30.

Via Zoom.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *