Piúma e TJES firmam convênio para promover a digitalização de processos físicos
O prefeito de Piúma, Paulo Cola, o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Fabio Clem de Oliveira e o presidente do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e da Comunicação do TJES (CGTIC), desembargador Pedro Valls Feu Rosa, assinaram, nesta quarta-feira (17/05), um convênio de cooperação técnica para promover a digitalização de processos físicos que tramitam na Comarca.
O convênio tem por objeto a implantação do programa de digitalização, cadastramento, migração e integração de todo o acervo processual físico e digital em que o município de Piúma-ES seja parte ou interessado, abarcando também os demais feitos que tramitem em 1º grau de jurisdição e/ou sejam originários do Foro de Piúma.
Para o desembargador Pedro Valls Feu Rosa, a ajuda do município é muito bem-vinda: “A assinatura desse termo é para nós, muito além de uma mão estendida, é um abraço de solidariedade, uma mensagem de ‘siga em frente!’, uma mensagem de ‘vai dar tudo certo!’. Por essa mensagem, eu agradeço, prefeito, enquanto responsável pela parte tecnológica do Tribunal de Justiça, mas principalmente enquanto juiz de carreira, como a dra. Serenusa e o desembargador Fabio Clem, e agradeço como cidadão. Obrigado pela solidariedade, obrigado pela ajuda! Vamos juntos!”, destacou o presidente do CGTIC.
O prefeito Paulo Cola destacou que tomou conhecimento de que mais de 60% dos processos que tramitam na justiça de Piúma tem como parte o município. “Estamos à disposição para contribuir, e fazer a nossa parte para fazer a coisa funcionar e tirar um pouco desse peso”, declarou o prefeito, lembrando que na última sexta-feira (12) esteve no TJES assinando um termo de cooperação com o Poder Judiciário para a criação de um escritório social na cidade de Piúma.
“É uma honra pra gente, em menos de uma semana, estar presente aqui no Tribunal de Justiça assinando dois importantes instrumentos pra nossa cidade. Agradeço e parabenizo pela iniciativa!”, concluiu.
A juíza Serenuza Marques Chamon, diretora do Foro de Piúma, também assinou o termo de cooperação técnica e agradeceu a colaboração do município. “Estamos no caminho certo e agora com a ajuda do município, que vai nos auxiliar com estagiário e pessoal, acho que vamos conseguir que a nossa comarca seja toda eletrônica até julho”, destacou a magistrada.
O presidente do TJES, desembargador Fabio Clem de Oliveira, também agradeceu ao prefeito de Piúma e destacou a importância de cada município que assina o termo de cooperação com o Poder Judiciário Estadual: “Já temos parcerias com quase 40 municípios, sempre pedindo a cada município que se junta a nós, que o faça de acordo com suas possibilidades. E cada força de trabalho que a gente agrega no nosso grupo é um avanço que a gente consegue para chegar nessa meta ousada que a gente estabeleceu”, declarou o magistrado.
“Então, isso tem uma importância muito grande, prefeito. E eu também agradeço profundamente pela disponibilidade em nos ajudar. Esse é um trabalho que se direciona ao jurisdicionado e agora o município de Piúma passa a integrar esse grupo dos municípios que se juntaram a nós para fazer isso funcionar o mais rápido possível! Muito obrigado!”, concluiu o presidente.