Sessão Solene na Câmara de Vila Velha, celebra a Colonização do Solo Espírito-Santense e homenageia superintendente da PF no ES

Sessão Solene na Câmara celebra a Colonização do Solo Espírito-Santense homenageia superintendente da PF no ES.

Fotos: Divulgação

Na noite da última quarta-feira17, a Câmara Municipal de Vila Velha realizou a tradicional Sessão Solene alusiva à Colonização do Solo Espírito-Santense. A data tem origem no ano de 1535, quando portugueses a bordo da caravela Glória, desembarcaram nas areias da Prainha.

A solenidade marcou o início das comemorações do aniversário de 488 anos da cidade de Vila Velha, primeira capital do Estado do ES.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Convenções de Vila Velha e contou com a presença do Prefeito Arnaldinho Borgo, dos Deputados Estaduais, Lucas Scaramussa e Allan Ferreira e de autoridades do Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Polícia Militar do Espírito Santo, servidores públicos, secretários e subsecretários municipais, lideranças comunitárias, empresariais e religiosas.

Durante o evento foram concedidas 20 Medalhas de Honra ao Mérito e 77 Títulos de Cidadania Vilavelhense para profissionais e personalidades de diversas áreas, por relevantes serviços prestados à cidade. A maior honraria do município, a Comenda Vasco Fernandes Coutinho foi concedida ao Superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo, Delegado Dr. Eugênio Ricas.

O Novo Comendador de Vila Velha agradeceu a honraria. “Sou muito grato a cada um dos vereadores da cidade de Vila Velha pela homenagem e reconhecimento do trabalho, não meu, pois ninguém faz nada sozinho, mas de cada um dos homens e mulheres da Polícia Federal no Espírito Santo. Dedico a esse time excepcional essa bela homenagem.”

A solenidade faz parte da programação oficial de aniversário da cidade, que na próxima terça-feira 23 de maio, completará 488 anos de história.

O delegado da Polícia Federal Eugênio Coutinho Rica possui um currículo invejável e uma vida profissional organizada com muita lisura. É formado em direito pela PUC de Minas Gerais, adido policial federal em Washington DC, já foi secretário de Justiça e de Controle e Transparência no ES, é especialista em Ciência Criminal e Inteligência de segurança pública. 

Eugênio Ricas também é graduado pela academia do FBI, mestre em Gestão Pública, além de ter sido diretor de investigação e combate ao crime organizado da Polícia Federal.  

O novo Comendador possui mais de 20 artigos publicados em jornais e revistas no Estado do Espírito Santo, sobre os temas que remetem literatura técnica e jurídica no formato de crônica jornalística.  

Eugênio Coutinho com a professora Luciana Santos que o convidou para compor a Academia de Letras da Diversidade

Eugênio foi convidado pela professora Luciana Santos da Academia Capixaba de Letras da Diversidade para conhecer um pouco desse espaço onde ele pode ser admitido como parte e colaborador de conhecimentos específicos e diferenciados no mundo da literatura inclusiva e não erudita.  

O delegado federal produz textos literários onde sua palavra apresenta um olhar mais abrangente da realidade e fruto da sua percepção sobre o mundo.  “Com essa honraria o estado ganha, a cidade de Vila Velha se engrandece e o mundo da literatura agradece.  A população de um modo geral e o leitor terão uma diversidade de conhecimentos culturais em variadas linguagens.  Hoje os nossos abraços vão para o campo jurídico. Parabéns Eugênio Ricas”, parabenizou a fundadora da Academia de Letras da Diversidade, Luciana Santos. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *