Polenta Off Road: Venda Nova do Imigrante/ES faz história como sede da maior competição off-road do Brasil

Venda Nova do Imigrante/ES, nas Montanhas do Espírito Santo, entrou para a história do esporte nacional ao sediar a 7ª edição do Polenta Off Road, de 26 a 28 de maio. Participaram do evento 13 Estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.

Ao todo, 631 esportistas disputaram em seis modalidades, sendo o Enduro a grande novidade desta edição, com a participação de 190 competidores. Além disso, o evento contou com a presença de 165 ciclistas no Bike MTB, 104 atletas no Trail Run e 89 pilotos no Enduro de Regularidade.

Nas modalidades apenas de passeio, o evento recebeu 46 participantes no 4×4 UTV e 37 no Big Trail. Segundo informações do Trail Clube Mata Atlântica (TCMA), organizador do evento, uma nova categoria deverá ser incluída nas próximas edições.

E pela primeira vez, o Polenta Off Road uniu duas competições de motociclismo do Campeonato Brasileiro: o Brasileiro de Enduro de Regularidade e o Brasileiro de Enduro, este com 19 categorias. A próxima etapa do Brasileiro de Enduro está marcada de 16 a 18 de junho, em Novo Horizonte (SC).

O diretor do Brasileiro de Enduro, Maurício Brandão, ressaltou que essa foi a primeira vez que o Campeonato fez parte de um evento conjunto. “Da nossa parte, foi uma prova muito bem conduzida, com as atenções divididas pelo TCMA, com todos os seus integrantes muito empenhados em fazer tudo da melhor forma. A prova caçula do ‘Polenta’ marcou presença, conquistou seu lugar e pôde mostrar toda a receptividade da população com os visitantes, provando a vocação turística de Venda Nova”.

Com mais de 150 voluntários envolvidos na organização, o Polenta Off Road movimentou o turismo local e regional. A rede hoteleira registrou 100% de ocupação e, só para se ter ideia, muitas reservas foram feitas com até quatro meses de antecedência, demonstrando o sucesso e a popularidade do evento. Além disso, restaurantes e outros estabelecimentos também se beneficiaram com o aumento do fluxo de visitantes.

Roberto Ito, diretor de prova de Enduro de Regularidade na Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), destacou a importância de Venda Nova como sede do evento. “Venda Nova, além de ser Capital Nacional do Agroturismo, neste fim de semana quebrou paradigmas e se tornou Capital Nacional do Off Road duas rodas, por receber, simultaneamente, os campeonatos brasileiros de Enduro e de Enduro de Regularidade. São duas modalidades distintas, mas que trazem pilotos de todo o Brasil. Isso é inédito porque nenhuma cidade do Brasil teve essa coragem e audácia de sediar as duas competições e em um grande centro de eventos“.

O prefeito de Venda Nova, Paulinho Mineti, expressou sua satisfação com o sucesso do evento. “O Polenta Off Road superou as expectativas. A vinda do Enduro engrandeceu o evento. Movimenta o turismo, a economia. Foi um sucesso, valorizando o município e o Estado em todo o Brasil. Para nós, isso não tem preço. É uma satisfação da Prefeitura apoiar o evento“.

Carlinhos Minet, presidente do TCMA, também comemorou os resultados alcançados. “Nós estamos muito felizes com o que realizamos neste fim de semana. Tivemos muitos atletas e muitos Estados presentes. O evento é grande, movimenta pousadas, hotéis, restaurantes e o agroturismo. Sem contar a Feira da Aventura, juntamente com o Polenta Off Road, com mais de 40 empreendimentos“.

O Polenta Off Road é organizado pelo TCMA com o apoio da Prefeitura e Governo do Estado do Espírito Santo. Confira os principais resultados abaixo!

RESULTADOS OFICIAIS

ENDURO

www.brasileirodeenduro.esp.br   

Categoria Elite

(SÁBADO)

1º PATRICK CAPILA DE SOUZA REGINALDO

2º LUCIANO DRUMOND ROCHA

3º ROMULO BOTTREL ALVARENGA NETO

4º JOAQUIM ANTONIO DE OLIVEIRA

5º BERNARDO TIBURCIO

(DOMINGO)

1º PATRICK CAPILA DE SOUZA REGINALDO

2º BERNARDO TIBURCIO

3º JOAQUIM ANTONIO DE OLIVEIRA

4º LUCIANO DRUMOND ROCHA

5º ROMULO BOTTREL ALVARENGA NETO

Categoria feminina

1ª LARISSA LELIS DOS SANTOS

2ª BARBARA NEVES GONZAGA

3ª GABRIELA BARBOSA ZANOTTO

4ª KAMYLLE FERNANDA CORREA FERREIRA

5ª ERIKA MRORGINSKI

ENDURO DE REGULARIDADE

http://totemnow.com.br/site/resultados/  

Categoria Elite

1º Jomar Grecco

2º Emerson Loth Pereira (Bomba)

3º Guilherme Cascaes

4º Leonardo Malagutti

5º Breno Pavesi Felner

BIKE MTB

Percurso Sport 35 km

Masculino

1º DIOGO MODOLO ULIANA

2º FABIANO ROBERTO VIEIRA

3º VALCIRLEI ESTEVAM MOREIRA

4º NICOLAS PANDOLFI BARRETO INOVA

5º GABRIEL GOMES DE MATOS

Feminino

1ª MILENA PACHECO STURIÃO

2ª SILVANA DONNA DONNA

3ª SIMERI DONNA DONNA SO ALEGIA

4ª ANA JÚLIA VIEIRA DOS SANTOS

5ª MARCILENE DE FATIMA ZAMBOM

Masculino- Percurso – Pró 60 km

1º YGOR DO NASCIMENTO CASTRO

2º LUIZ FELIPE HUBER DE SALES

3º ALAN LUCAS BONING

4º DENISVAL ALVES DE SOUZA

5º FELIPE RODRIGUES MARQUES

TRAIL RUN

Percurso – CURTO TRAIL RUN 07 Km

Masculino

1º JACKSON SILVA MARTINS

2º KAUÃ VALIM

3º MATHEUS RIBEIRO VILASBOAS

4º GILCIMAR LORENZON 

5º NATALINO DALBÓ

Feminino

1ª ALCIANE LORENZO

2ª LIVIA SOARES DE OLIVEIRA

3ª LETÍCIA BUSATO PIANZOLI LORENZO

4ª ALINE ZEQUINI CEBIN DE ANDRADE

5ª FERNANDA FALQUETTO POLENTA

Percurso- LONGA RACE 35 km

Masculino

1º MATHEUS ROSA DO NASCIMENTO

2º VANDERLEY DA CONCEIÇAO GOMES

3º LUIS ANTONIO PEREIRA BRAGA

4º MARCIO RODRIGUES GABRIEL

5º EDSON CARDOSO

Feminino

1ª DIANA BELLON

2ª MAYARA GOMES SOBREIRO GRECCO

3ª ADRIANA CUSTODIO

4ª LIVIA LIMA REIS


Sucesso na 2ª edição, Feira da Aventura movimenta negócios e promove empreendedores locais

Diversos empreendedores aproveitaram a oportunidade para promover seus negócios e divulgar seus trabalhos no evento paralelo ao Polenta

A 2ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas, realizada em paralelo ao Polenta Off Road, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, também obteve sucesso. O evento contou com a participação de seis empreendimentos gastronômicos, oito cervejarias artesanais e 40 expositores, que comercializaram desde artigos esportivos até bicicletas de alto valor. Cerca de R$ 800 mil em negócios foram gerados, somando os stands dos empreendedores e a Praça de Alimentação.

A ideia é aumentar ainda mais o número de expositores no próximo ano, informou Andreia Rosa, executiva de projetos do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau. “Nós estamos extremamente felizes com o resultado, pois é um evento que está crescendo muito. O Polenta Off Road já é tradicional e a Feira da Aventura veio para agregar em sua segunda edição. Nossa entrega finalizou com êxito e já estamos planejando a edição 2024“.

A massoterapeuta Camila Ribardo, de Brejetuba, na área há um ano e meio, celebrou a oportunidade de expor seu trabalho gratuitamente pela primeira vez numa feira. “Não esperava o resultado, que foi um sucesso. Fiz pacotes de massagem para os três dias e muitos atletas, em especial os de motociclismo, procuraram o meu stand e pediram que o serviço esteja disponível em todas as competições. A Feira ajudou muito na divulgação do meu trabalho e muitos moradores marcaram massagem para depois do evento”.

Lorena Lisboa (Chiquetê), empreendedora

Outa empreendedora, Lorena Lisboa (Chiquetê), de Venda Nova, trabalha com moda casual e fitness, mas levou só itens deste último segmento para a Feira. A marca tem pouco mais de um ano apenas com vendas on-line. “Comecei a divulgação nas redes sociais desde que fui contemplada no edital da Aderes para expor no stand. Acho super válida a oportunidade para divulgar o meu trabalho. A Feira ajuda os pequenos empreendedores”.

E não foram somente artigos esportivos que estiveram em exposição na 2ª Feira da Aventura. O casal Fabiano Corrêa de Souza e Vivian Pizzol (Tem Café Bike) levou para o Centro de Eventos uma cafeteria móvel que também comercializa produtos da agroindústria familiar presentes ao longo da Rota Imperial em Barcelos (Domingos Martins).

O projeto foi lançado em 2022 durante a RuralturES e faz um tremendo sucesso com biscoitos de café, cookies de aveia, café para comer, caramelles de chocolate, doce de leite de café, entre outros. “A Feira é importante para divulgar nossos produtos e fomentar nossa região. A experiência dos clientes foi muito positiva. Em função do Polenta Off Road, atendemos pessoas de Minas Gerais, São Paulo e até do Rio Grande do Sul”, disse Fabiano.

A Feira é uma parceria do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau com TCMA e apoio do Sebrae/ES, Governo do Estado e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

OS NÚMEROS DO 7º POLENTA OFF ROAD

– 6 modalidades esportivas, sendo quatro de competição e duas de passeio

– Aproximadamente 1.000 km de trilhas e pistas

– 13 Estados representados

– 631 inscritos

– Mais de 150 voluntários

– 600 medalhas de participação+ 57 Trail Run + 300 troféus (Trail Run, Bike MTB, Enduro e Enduro de Regularidade)

– 15 mil pessoas na programação festiva

2ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas

– 40 stands

– 6 empreendimentos gastronômicos

– 8 cervejarias artesanais

– R$ 800 mil em vendas

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *