Artistas celebram poetas capixabas em podcasts inéditos

Grupo Poesia no Ar homenageia dez poetas que marcaram nossa literatura.

Ivny Matos e Fernando Gasparini proponentes do Projeto – fotos/ Divulgação

Pela primeira vez nas redes sociais, poetas capixabas serão celebrados em podcasts. A série inédita “Poesia Capixaba Podcast” lança luz sobre a vida e obra de autores emblemáticos da nossa literatura.

São dez episódios, que apresentam poemas, análises críticas e percurso histórico dos poetas Suely Bispo, Viviane Mosé, Haidéee Nicolussi, Paulo Roberto Sodré, Miguel Marvilla, Sérgio Blank, Ester Abreu, Luciana Máximo, John Conceito e Geir Campos.

O objetivo é traduzir a linguagem poética para o formato de podcast, de um modo dinâmico, leve e descontraído, e disseminar o material a novos públicos, principalmente os mais jovens.

Idealizado e produzido pelo grupo Poesia no Ar, formado pelos poetas capixabas Ivny Matos e Fernando Gasparini, o Projeto é premiado pelo Fundo de Cultura do Governo Estado, Edital de Incentivo à Leitura, ano 2021.

Em atividade desde 2016, em quatro temporadas, o Poesia no Ar vem trazendo a poesia para as redes sociais, com vídeos de interpretação de poemas e entrevistas com poetas, concurso literário e outras ações.

“O formato de podcast é maravilhoso, pois é versátil, lembra o rádio, e as pessoas podem ouvir em qualquer lugar. É muito gratificante poder levar a poesia do nosso Estado para as pessoas, de maneira leve, criativa e responsável”, afirma Ivny, do Poesia no Ar. Já o seu parceiro Fernando ressalta que muitos dos poetas selecionados são pouco conhecidos entre o público mais jovem. “É uma forma de usar a linguagem do podcast a favor da divulgação dos nossos artistas”, completa.

Diversidade

Nessa nova série, a seleção dos artistas primou pela diversidade temática, mostrando um panorama vasto da nossa produção no último século.

Destaque para a importância das mulheres na história da poesia feita no Espírito Santo, como Haidée Nicolussi, a mais importante escritora capixaba da primeira metade do século XX; Suely Bispo, a principal referência da nossa literatura afro-brasileira; Viviane Mosé, uma das artistas mais reconhecidas no âmbito nacional; Luciana Máximo, autora de versos viscerais, unindo jornalismo e poesia; e Ester Abreu, que traz reflexões profundas e imagéticas em torno do tempo e da condição humana.

A série homenageia ainda o centenário de Geir Campos, o nosso mais famoso poeta modernista da geração de 45, a ser comemorado em 2024 pelo centenário de nascimento em 28 de fevereiro. Rememora a literatura homoerótica em Paulo Roberto Sodré e o pós-modernismo de ares trágicos em Sérgio Blank, além da poesia slam de John Conceito e os versos preciosos de Miguel Marvilla.

Os podcasts serão lançados semanalmente a partir de 1 ° de agosto nas redes sociais. Confira no YouTube @programapoesianoar. Já o lançamento oficial é presencial do Projeto será no dia 20 de agosto, no Parque Casa do Governador em Vila Velha, a partir das 9h30.

Confira:

www.youtube.com/programapoesianoar

www.instagram.com/programapoesianoar

www.facebook.com/poesianoar

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *