Estudantes da rede municipal de Piúma/ES participam da 40° edição da Bienal do Livro no Rio de Janeiro
Os alunos do “Scherrer” ficaram encantados ao pisar no Rio de Janeiro, eles participaram das comemorações dos 40 anos da Bienal do Livro
por Xica Feres
Alunos da Escola pública municipal, “José de Vargas Scherrer”, em Piúma, foram impactados com uma aula de Literatura e ‘Cultura’, segunda-feira, 04, com a ida à “Cidade Maravilhosa”, para, no dia 05, participar da 40° edição da “Bienal do Livro”.
A professora de Língua Portuguesa, Ludmila Louzada, projetou a viagem de estudos no terceiro trimestre escolar de 2022. Assim, executando o mesmo, levou 48 estudantes ao Rio de Janeiro. Orientados pela professora Ludmila, os estudantes saíram de Piúma dia 04 acompanhados com mais sete profissionais. Chegaram antes do sol despontar para cumprir com todo o trajeto planejado, certamente jamais sairá da cabeça deles, esta Bienal.
Conforme cronograma de visitação, os alunos conheceram a Escadaria Selaron e Arcos da Lapa. “Estar dentro do Maracanã, sonho de qualquer brasileiro, depois do gigantesco estádio, o destino foi o Bio Parque, que possui muitas espécies reunidas. Abastecidos de um delicioso almoço, regado a suco e sobremesa, a próxima parada foi no Museu do Amanhã, e, por derradeiro e com mesmo grau de importância, adentraram os portões de acesso à 40° Bienal do Livro, diversidade ímpar de muita história pra contar”, narrou a professora Francisca Feres, que também traz o relato ao jornal.
A estudante, Mariana Cardoso Mozer, do 8º ano ficou encantada com todo o passeio, e com a Bienal, em especial, “a aproximação com a cultura, o tocar no livro e lê-los é gratificante”.
A mãe de estudante, professora Elisa Novaes, ficou muito feliz com o desenvolvimento do projeto, “venho aqui agradecer a todos os envolvidos nessa viagem!! Cada áudio, vídeo e foto que recebia da minha Ana Elisa, mesmo de longe, sentia a alegria dela em relação a cada lugar diferente em que vocês visitavam. Vocês também fazem a diferença na Escola do ‘Scherrer’ e na vida escolar da minha filha. Meu muito Obrigada a todas”, agradeceu Elisa.
A professora Ludmila Louzada, mentora do projeto validado pelo diretor da escola, Marcos Miranda de Miranda, muito realizada com a execução sintetizou: “Um dia perfeito, sucesso total, o de associar a ida à Bienal do Livro aos outros locais como: o Arco da Lapa, Maracanã, almoço maravilhoso, Museu do Amanhã, entre outros espaços. Foi sucesso total. Trabalhamos, no estudante, o prazer do folhear um livro, sentir o cheiro da folha é algo motivacional que leva ao ato de internalizar o desejo e gosto pela leitura. Vê-los em meio à Bienal do Livro nessa era informatizada, foi fantástico”, ressaltou a Ludmila.
A ideia é que surjam mais planejamentos que tornem às escolas, espaços de saberes ilimitados e levem os alunos a compreender a importância da cultura, da literatura e do conhecimento na vida deles.