Piúma faz 900 castrações em menos de 2 anos e programa é apresentado na Comissão de Bem-Estar animal da ALES

O Programa Castra Pet Piúma é referência no ES, em 2 anos castrou 900 animais

Nesta terça-feira, dia 19, em sessão da Comissão de Bem-Estar Animal da Ales, presidida pela deputada estadual Janete de Sá, foi apresentado um dos programas pioneiros de castração animal do Estado.

O “Castra Pet” de Piúma fez 900 castrações de cães e gatos em menos de 2 anos. A secretária de Meio Ambiente do município, Sofia Nogueira e o veterinário responsável e gerente de Bem-Estar Animal, Julio Francisco Valiati Marin, explicaram como o trabalho funciona.

O programa começou em 2021. No primeiro ciclo, o programa tinha 80 mil reais. No segundo ciclo, foram 270 mil reais e 500 animais foram castrados.

Como funciona: protetores e outras pessoas ajudam a identificar animais que precisam ser castrados. Os responsáveis recebem orientações. A clínica que venceu a licitação faz exames nos animais, transporta, faz a cirurgia e devolve já com roupa pós-cirúrgica. Todos os animais são microchipados.

“Em menos de 2 anos, já é possível ver diferença na cidade, há menos animais nas ruas, a população está mais consciente e há mais adoções.”, afirma a secretária.

“O programa ajuda também a detectar doenças precoces nos animais. E a clínica credenciada fica responsável por internação dos animais caso haja alguma intercorrência”, disse o gerente de Bem-Estar animal da Prefeitura.
A deputada Janete de Sá é autora de leis que serviram de base para o Pet Vida, programa do Governo do Estado de Bem-Estar Animal disse que se inspirou também no programa de Piúma:

“É um programa pioneiro e mostra que mesmo com pouco dinheiro é importante começar, ter vontade política e apoio dos protetores da causa. O exemplo de Piúma é um caso de sucesso e pode ser copiado por outras cidades. O Pet Vida vai destinar 5 milhões de reais aos municípios, já é um bom começo para incentivar o investimento na causa”, afirma a deputada.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *