Nano Vianna celebra 20 anos de carreira unindo a linguagem pop ao olhar social

Cantor e compositor vai comemorar a marca com show no dia 05 de outubro, no Teatro Universitário, reunindo convidados como Paulinho Moska, Amaro Lima e o Coral do Serenata D’Favela

Cantor e compositor com intensa atuação na cena musical do Espírito Santo, Nano Vianna chega aos 20 anos de carreira com o objetivo de unir a linguagem pop ao olhar sobre as questões sociais. Para celebrar a marca, o músico apresenta o show “Nano Vianna 20 Anos” no próximo dia 05 de outubro, às 20h, no Teatro Universitário, em Vitória, no qual vai compartilhar o palco com os convidados Paulinho Moska (RJ), Cebola (MG), Amaro Lima, Chico Chagas e o coral Serenata D’Favela.

 A entrada é solidária, e os ingressos poderão ser retirados na plataforma online Sympla, a partir de 28 de setembro, mediante a doação de fraldas infantis/geriátricas ou de um litro de leite na bilheteria do teatro. O show “Nano Vianna 20 anos” conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e o patrocínio da distribuidora de produtos farmacêuticos Millenium/Gmill.

O espetáculo fará um passeio pela trajetória de Nano Vianna, reunindo 20 canções de sua autoria, contemplando tanto a sua carreira-solo quanto o trabalho à frente da banda Cinco Nós. Fazem parte do set list canções dos álbuns “Musiqualidade” (2010), “Desatado” (2014), o EP “3×4” (2016) e “Cria” (2019), além de inéditas e releituras, que ele prefere chamar de “desconstruções”.

Seleção musical

 “Escolhi canções que melhor representam esses 20 anos de história. Não apenas as que são pedidas pelo público nos shows e com mais plays nas plataformas, mas canções que tenham um significado na minha evolução como compositor, como ‘Runas’, ‘Kanabiais’, ‘Estranho’, ‘Cru’, e também algumas inéditas”, afirma Nano, que será acompanhado por uma banda formada por músicos representativos no cenário capixaba: Dhyego Damasceno (bateria e produção/direção musical), Paulo Vitor (guitarra, violão), Heviny Moura (voz, violino), Victor Medeiros (ba ixo) e Alexis Gonzaga (teclados), além dos convidados Renato Furtado (guitarra, vocal) e Gustavo Bride (bateria).

Nano explica que o show será a apoteose das celebrações dos seus 20 anos de carreira, que vão incluir outras ações. “Ao longo dos seis ensaios com a banda e os músicos convidados serão feitas gravações audiovisuais que culminarão em um making of da produção e seis vídeos de curiosidades sobre os meus 20 anos de carreira”, adianta o músico.

Esses vídeos farão parte da divulgação do evento nas redes sociais do artista, assim como uma exposição interativa de fotos e vídeos com curiosidades sobre as suas duas décadas de estrada.  O show será totalmente gravado, para disponibilização nas plataformas digitais YouTube e Instagram. Após a apresentação, haverá um vernissage para receber o público.

Serenata D’Favela

Para selecionar os convidados, Nano Vianna usou como critério a sua admiração pelo trabalho de cada um deles. Paulinho Moska, por exemplo, é uma referência para o seu processo de composição. Por sua vez, o Instituto Serenata D’Favela, em atividade desde 2010, no Morro do Quadro, em Vitória, representa uma das vertentes do seu trabalho atual, que visa à inclusão social através da música.

 “O Serenata tem um trabalho incrível e com muitos talentos. Além da participação do Coral em duas músicas no show, também iremos oferecer um workshop de marketing digital aos seus integrantes, que será ministrado pelo Douglas Lopes, na sede do instituto, e também faremos um pocket show para entrega das doações que virão através do ingresso solidário”, reforça Nano.

Os coralistas receberão dez por cento da carga de ingressos para distribuir aos seus convidados. Nano, que transita com desenvoltura pelo segmento pop-rock, é um entusiasta da união de diferentes expressões artísticas com o viés social. “Tenho muita vontade de fazer a tour de lançamento desse trabalho em praças públicas e comunidades. Levar uma boa estrutura de som e palco, e sempre trazendo convidados. Sou favorável à acessibilidade a todas as áreas possíveis”, destaca.

  • PROGRAME-SE:

Show “Nano Vianna 20 anos”
Com Nano Vianna e convidados

Data: 05 de outubro (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Universitário – Av. Fernando Ferrari, 514, campus de Goiabeiras, Vitória (ES), 29.075-910
Entrada franca: retirada de ingressos na plataforma online Sympla, a partir de 28 de setembro, mediante a doação de fraldas infantis/geriátricas ou de um litro de leite na bilheteria do teatro

Convidados:
 Amaro Lima
Chico Chagas
 Coral Serenata D’Favela
 Paulinho Moska (RJ)
Cebola (MG)

Banda:
Dhyego Damasceno (bateria e produção/direção musical)
Paulo Vitor (guitarra, violão)
Heviny Moura (voz, violino)
Victor Medeiros (baixo)
 Alexis Gonzaga (teclados)

Músicos convidados:
 Renato Furtado (guitarra, vocal)
Gustavo Bride (bateria)

Apoio:
Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura

Realização:
EXP Filmes

Patrocínio:
Millenium / Gmill

  • O show terá tradução simultânea por intérprete de Libras
  • PROJETO INCLUI OFICINA NO MORRO DO QUADRO

 Selecionado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), o show comemorativo aos 20 anos de carreira de Nano Vianna inclui uma oficina de Marketing Digital voltada para as crianças e adolescentes do Instituto Serenata D’Favela, localizado no Morro do Quadro, em Vitória.

Intitulada “Como lançar suas músicas nas plataformas digitais”, a atividade terá como oficineiro Douglas Lopes, artista da nova geração que tem conquistado relevante espaço no cenário da música popular brasileira.

Com turma de até 20 alunos, e carga horária de oito horas, a oficina vai abordar temas referentes ao mercado da música digital, reunindo cinco horas de conteúdo teórico e três horas de conteúdo prático.

Ao final do curso será feita avaliação online dos alunos e os mesmos receberão certificado digital.

O projeto de Nano Vianna contempla ainda a realização de um pocket show, em formato voz e violão, na sede do Instituto Serenata D’Favela, para a entrega das doações arrecadadas.

  • SAIBA MAIS SOBRE NANO VIANNA:

Nascido na Rússia, Nano Vianna veio com a família para o Brasil com quatro anos de idade. Na adolescência, sonhava em ser jogador de vôlei – chegou a atuar no Botafogo e no Flamengo.

Foi somente aos 17 anos que ele começou a tocar violão, tendo como referência inicial Richie Sambora, guitarrista do Bon Jovi. Aos 20, mudou-se do Rio de Janeiro para Vitória, onde fincou raízes e investiu de fato na carreira musical com a formação do grupo Cinco Nós, em 2003. Inicialmente a banda trazia muito da sua eclética base musical, elaborada a partir da audição de trilhas sonoras de desenhos animados, Michael Jackson, Bon Jovi, Chico Buarque, Paulinho Moska, Legião Urbana, Dave Matthews Band, Sting e Cássia Eller.

“Quando vim para Vitória, já tocava violão, de forma autodidata. Então comecei a tomar gosto por escrever minhas próprias canções. Mas nunca me arrisquei a cantar. Quem me levou a cantar foi Cássia Eller. Quando a ouvi pela primeira vez, fiquei apaixonado pela forma como interpretava as músicas, porque ela tinha a coisa do blues e do jazz muito forte. Aí comecei a tentar imitá-la, e nunca mais parei de cantar e de compor”, revela Nano.

Em 2004, o Cinco Nós obteve o primeiro lugar no Vitória Music Festival, abrindo o evento do ano seguinte para Skank, O Rappa e Dead Fish, na Praça do Papa. Foi a primeira de uma série de conquistas de Nano Vianna em festivais e concursos pelo país. Vieram participações nos festivais de Colatina, Alegre e Domingos Martins, shows com Toquinho, Jair Oliveira, Teatro Mágico, e a premiação em editais da Secretaria de Estado da Cultura.

A lista de êxitos em festivais é extensa e inclui o primeiro lugar no concurso nacional do site Melody Box, que teve como prêmio uma apresentação no Circo Voador (RJ), em 2011; o primeiro lugar no festival Fun Music (SP), em 2013; a participação na primeira edição brasileira do festival francês Dia da Música (RJ), em 2015; e o primeiro lugar no FENAC – Festival Nacional da Canção, em Belo Horizonte, em 2016.

Paralelamente aos shows, Nano Vianna lançou o álbum solo “Desatado” em 2014. Com a banda Cinco Nós, lançou o CD “Musiqualidade” (2010), o EP (extended-play) “3/4” (2016) e o álbum “Cria” (2019).
Um dos destaques do álbum “Cria”, o videoclipe da música “Roma” foi selecionado para dois festivais internacionais de cinema: o Lift Off Film Festivals, nos EUA, e o Celafú Film Festival, na Itália.

“AcAlma”
No período da pandemia da Covid-19, Nano Vianna gravou o single “AcAlma” (2020), composto em parceria com Bruno Kohl, que ganhou videoclipe gravado na casa do artista e letra repleta de mensagens positivas diante do momento que se vivia: “Calma, isso tudo vai passar”. “AcAlma” também foi agraciada com o 4° lugar no Festival Nacional da Canção 2022, e com a canção “Amor” o artista conquistou o primeiro lugar no Festival da Canção de Três Pontas (MG), cidade de artistas como Milton Nascimento e Wagner Tiso.
Também em 2022, o artista se apresentou com sua banda Cinco Nós no pitching do Formemus e no Rio2C (RJ).

Desconstrusom
 Além da carreira autoral, Nano Vianna é conhecido na noite da Grande Vitória pelo Projeto Desconstrusom, no qual concilia suas canções com releituras – ou desconstruções – de sucessos nacionais e internacionais.
 Diferentemente do mercado de bandas cover, o músico busca imprimir sua marca ao repertório de outros artistas. “Minha ideia é trazer autoralidade para o cover. Como sou um artista autoral, eu não vou cantar com a voz do Sting, do Djavan, não vou cantar com a voz de nenhum desses artistas. Então por que tenho que tocar as músicas como eles tocam?”, questiona o cantor, que não descarta a possibilidade de registrar suas desconstruções em um álbum físico ou virtual. “É algo de que gosto muito de fazer, e o desafio é conseguir ser autoral dentro do cover. Quem sabe no futuro próximo?”.

  • SIGA NANO VIANNA:

Instagram:https://www.instagram.com/nanovianna/
Facebook: https://www.facebook.com/nano.vianna
YouTube: https://www.youtube.com/nanovianna
Twitter: @viannanano
E-mail:[email protected]

Foto Melina Furlan /Victir de Pra

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *