EFTUR AGORA É REGIONAL e abre vagas para curso técnico de Restaurante e Bar, em Anchieta
Ao todo, 40 vagas estão disponíveis, em dois turnos. Previsão de início das aulas é para março, com conclusão em dezembro.
Em um convênio firmado com o Movimento Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), vai levar mais capacitação à área gastronômica do sul do estado nos próximos meses.
Segundo o superintendente-geral do Mespes, Idalgizo José Monequi, o começo do curso está previsto para o próximo mês de março, com conclusão em dezembro. Os interessados devem ter o diploma do ensino médio ou estarem cursando o último ano da modalidade. Quem se inscrever, pode optar entre os turnos vespertino ou noturno. As aulas vão ocorrer na Escola Família de Turismo – Eftur localizada em Anchieta, e a carga horária total é de 840 horas.
Termo de Fomento
O Termo de Fomento, que viabilizou a criação do curso com 40 vagas, foi assinado na última terça-feira, 09, no Palácio Anchieta. Para o Governador Renato Casagrande, a ação reafirma o compromisso do estado em ter parceiros comprometidos. “Esse é mais um convênio com o Mepes. Já temos a parceria na área da educação, saúde, agricultura e agora na formação profissional. Isso prova a competência do Mepes e o compromisso do Governo do Estado em ampliar as nossas ações com entidades sérias”.
Setor foi afetado na pandemia.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, – Secti, Bruno Lamas, também participou da assinatura e ressaltou a importância da Secretaria na parceria entre o estado capixaba e o Mepes. “A qualificação profissional é uma prioridade do governo. O Mepes é uma instituição séria. A parceria entre as duas instituições, por meio da Secti, vai qualificar a mão de obra para todo o setor de bar e restaurante de toda a região do entorno de Anchieta”.
Bruno ainda explicou que o curso é um alento ao setor, que sofreu na pandemia. “Foi um setor muito impactado pela pandemia. Desde então, nós temos apoiado e ajudado na qualificação da mão de obra em todo o estado. Certamente vai gerar trabalho, emprego, renda e certamente empreendedorismo. Mas, desta vez, para o sul do Espírito Santo”, finalizou.
Curso também contribui para o turismo
Idalgizo, afirmou que a capacitação também vai levar um impacto positivo para o turismo do sul capixaba. “Com esse trabalho, estamos contribuindo para o desenvolvimento do turismo na Região da Costa da Imigração Litorânea Sul. Nós temos muitos atrativos turísticos importantes, bonitos, mas precisamos ter profissionais preparados e capacitados para desenvolvê-lo”, afirmou.
Para a diretora da Eftur, Eliza Venzi o convênio assinado com o governo dá a escola mais tranquilidade e capacidade de ofertar o curso para mais alunos e municípios. Mesmo a escola estando em Anchieta, sua sede, as vagas são para alunos de toda região, e a Costa da Imigração.
Lembrou Eliza que o mercado oferta muitas vagas e faltam profissionais devidamente qualificados para atender a demanda que cresce muito e movimenta a economia no mundo. O setor gastronômico vem crescendo bastante e também os eventos que demandam mão de obra devidamente qualificada. “Todos os dias restaurantes, hotéis, pousadas nos solicitam profissionais, esse convênio veio num excelente momento, agora a escola é regionalizada e poderá atender a outros municípios. Vamos dialogar com as prefeituras para virmos a questão do transporte e trazer alunos para estudar na Eftur. Estamos muito felizes com a parceria formalizada com Secti através do Governo do Estado”, ressaltou.
Inscrições As inscrições estão sendo realizadas em https://bit.ly/InscriçõesRestauranteEBar. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato no número (28) 3536-2700.
Foto: Assessoria de Comunicação