Quadrilha é presa por extorquir R$ 1,4 milhão de idoso no ES
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), prendeu quatro integrantes de uma organização criminosa apontados como responsáveis de um crime de extorsão contra empresário capixaba, um idoso de 68 anos. As prisões foram anunciadas na última quarta-feira, 16/01, em coletiva de imprensa na Sede da PCES em Vitória, mas ocorreram nos dias 15 e 16/11/2023, embora não tenham sido divulgadas anteriormente por questões estratégicas.
A quadrilha era composta, na verdade, por vizinhos do homem e que já haviam recebido ajuda financeira do mesmo alguns anos antes. Os autores se aproveitavam da vulnerabilidade da vítima e promoviam, por meio de aplicativo de mensagens, ameaças contra ele e seus familiares em troca de depósitos bancários. O prejuízo atingiu aproximadamente R$ 1,4 milhão. Os criminosos chegaram a realizar a compra de dois veículos e um apartamento com o valor extorquido. A PRF contribuiu, através de seu setor de inteligência e sistema de monitoramento nas rodovias federais, na identificação dos veículos ora adquiridos com o dinheiro roubado.
Os indivíduos foram presos preventivamente e aguardam julgamento pelos crimes de extorsão e formação de quadrilha.
A integração entre as forças policiais fortalece a capacidade do sistema de segurança na ação de prevenir e reprimir delitos, visando à promoção de um ambiente mais salutar e de melhor convívio para a sociedade.