Edição do Projeto Comprador prevê mais de 10 milhões dólares em vendas de rochas naturais
A edição de 2024 da Vitoria Stone Fair serviu de palco para o Projeto Comprador, uma iniciativa destinada a fortalecer as relações comerciais internacionais no setor de rochas naturais. Com a participação de 10 compradores provenientes de países como Coreia do Sul, Colômbia, Estados Unidos, México, Peru, Portugal e Vietnã, e o envolvimento de 30 empresas brasileiras, o programa superou as expectativas, resultando em negociações que projetam U$ 10.460.000 em negócios nos próximos 12 meses.
O Projeto Comprador é uma ação do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Além dos mais de 10 milhões dólares projetados para o próximo ano, os resultados imediatos foram impressionantes: totalizando U$ 1.640.000 em faturamento instantâneo.
O impacto significativo do Projeto Comprador na promoção do comércio internacional de rochas naturais veio como resultado das mais de 250 reuniões, cada uma com duração de 30 minutos, realizadas durante as Rodadas de Negócios.
“Além de oferecer uma experiência imersiva aos compradores convidados para virem ao Brasil, possibilitando a eles conhecerem o setor de rochas e um pouco da cultura local, focamos em disponibilizar um ambiente propício para a concretização de negócios”, afirmou o presidente do Centrorochas, Tales Machado.
A satisfação dos participantes foi outro indicador do sucesso do programa, com impressionantes 97% de aprovação entre os compradores e 90% entre as empresas brasileiras participantes. “Com um cenário global cada vez mais competitivo, o Projeto Comprador se mostra uma ferramenta indispensável para impulsionar as exportações brasileiras de rochas, fortalecendo as relações comerciais e promovendo o crescimento sustentável. Estamos animados e ansiosos pela próxima edição programa”, completou a gerente do It’s Natural, Jessica Machado.
Projeto Comprador
A ação se dá pela seleção e convite de compradores internacionais para uma imersão ao setor de rochas naturais brasileiro. Engloba estratégias multifacetadas para promover a diversidade e singularidade dos materiais nacionais. A programação de visitas conta com oportunidade de conhecer a cultura local; viver uma experiência imersiva no arranjo produtivo; momentos de networking e Rodadas de Negócios para as transações comerciais.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 195 empresas apoiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.