Publicidade

Escritora lança livro de crônicas sobre o universo feminino no Dia Internacional da Mulher

Lançamento será, às 20h, no Espaço Cultural Thelema, com roda de conversa e apresentação de samba

Oito de março, Dia Internacional da Mulher, foi a data escolhida pela jornalista e escritora Elaine Dal Gobbo para lançar o livro Agridoce, com 22 crônicas sobre o universo feminino. Contemplada no Edital 11/2022 da Secretaria Estadual de Cultura de Cultura do Espírito Santo (Secult/ES), a obra será lançada às 19h30, no Espaço Cultural Thelema, no Centro de Vitória. Após um bate papo com a autora sobre o livro, haverá apresentação musical da sambista Elaine Augusta.

Agridoce aborda temas duros de ser tratar, como violência doméstica, gordofobia, desvalorização do trabalho feminino e os papéis impostos às mulheres na sociedade patriarcal. Entretanto, nem tudo é aspereza. A sororidade, ou seja, a cooperação, o acolhimento entre as mulheres, também estão nas páginas do livro, no qual a autora homenageia algumas mulheres que marcaram a sua vida, como professoras, avós e amigas.

Por isso que o livro se chama Agridoce, pois aborda não somente as opressões vividas pelas mulheres na sociedade patriarcal, mas também como elas se fortalecem juntas, possibilitando umas às outras boas lembranças e aprendizados. “Costumo dizer que Agridoce traz reflexões de uma vida inteira, baseadas em experiências que vivi, nas que presenciei e nos diversos questionamentos que formulava diante disso”, diz a autora.

Elaine acredita que muitas mulheres irão se identificar com a obra ou parte dela. Seu objetivo, afirma, é levantar discussões sobre a realidade da mulher, inclusive, descontruindo coisas que são muito naturalizadas em nossa sociedade, mas que precisam ser revistas. Para ela, Agridoce não é um livro somente para o público feminino. É também para os homens, que têm seu lugar na desconstrução do machismo.

Para colocar o livro no mercado, Elaine contou com um time completamente feminino. Além da apresentação musical de Elaine Augusta, o lançamento contará com produção de Thalia Peçanha. Agridoce traz, na capa, ilustração de Laissa Gamaro. O prefácio é da atriz e poeta Suely Bispo. Na contracapa, uma apresentação da jornalista e escritora Mariana Bueno. O livro será lançado pela Editora Maré.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *