PCES deflagra operação para combater furto de fios e cabos em Vitória
Na manhã desta sexta-feira (03), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) realizou uma coletiva de imprensa para divulgar os resultados de uma operação que teve como objetivo combater o furto de fios e cabos em Vitória. A ação, conduzida pelo 3º Distrito Policial de Vitória, em conjunto com a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da Guarda Municipal de Vitória e a Gerência de Integração e Inteligência, foi desencadeada após relatos de furtos recorrentes de materiais essenciais para a infraestrutura urbana da capital capixaba.
Na coletiva, foram apresentados detalhes sobre a operação e os resultados obtidos. O delegado responsável pela investigação, acompanhado de outros representantes da Polícia Civil, destacou a importância do trabalho conjunto entre as instituições de segurança para o êxito da operação. Segundo ele, a ação foi resultado de um trabalho minucioso de inteligência, que identificou pontos de recebimento e armazenamento dos materiais furtados.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão no Morro da Garrafa, na Praia do Suá. No local, foram encontradas dezenas de peças de alumínio, componentes de condensadoras de ar-condicionado, fios de cobre e 12 esguichos reguláveis para hidrante, frequentemente roubados de condomínios para revenda.
Durante a coletiva, foram detalhadas as ações realizadas durante a operação, assim como os resultados obtidos. Um dos pontos destacados foi a identificação do receptador dos materiais furtados, que já possui extensa ficha criminal. Apesar da fuga do suspeito durante a ação policial, foi possível arrecadar os materiais ilícitos e estabelecer conexões entre os objetos apreendidos e o investigado.
O suspeito, considerado foragido pela polícia, será indiciado pelo crime de receptação qualificada, cuja pena máxima é de oito anos de prisão. Além disso, será representada pela sua prisão preventiva, devido ao seu histórico criminal e à probabilidade de reincidência. A Polícia Civil ressaltou a importância da continuidade das investigações e do trabalho conjunto entre as instituições de segurança para combater esse tipo de crime.