Desempenho de municípios capixabas é reconhecido em premiação
Os investimentos em infraestrutura, sustentabilidade, educação, saúde e transparência fiscal são fundamentais para o desenvolvimento sustentável nos municípios e estados. Juntos, esses pilares fazem girar a engrenagem municipal rumo ao crescimento e à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. De acordo com o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, do Instituto Cidades Sustentáveis, 71,2% dos municípios brasileiros estão classificados com um nível de desenvolvimento sustentável “baixo” ou “muito baixo”, mostrando que há muito a ser feito em todo o País.
Apesar disso, no Espírito Santo, muitos municípios estão caminhando para investir em melhorias nesses aspectos e aumentar a qualidade de vida dos cidadãos: 31 cidades estão concorrendo na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, que reconhece o desempenho de municípios na busca por melhorar a gestão. O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que dispõe de soluções para o desenvolvimento dos municípios capixabas, apoia a premiação, nesta quarta-feira (19).
Soluções para os municípios capixabas
Entre os produtos do Bandes para que os municípios cresçam de maneira sustentável está o Programa ES Inteligente, que busca tornar as cidades capixabas mais modernas, inovadoras e eficientes, por meio da implementação de Parcerias Público-Privadas (PPPs). O programa envolve soluções integradas, como iluminação pública, usina solar fotovoltaica, infraestrutura de telecomunicações e conectividade, videomonitoramento, Wi-Fi público gratuito e fibra ótica em todos os prédios públicos, além de soluções amplas em resíduos sólidos urbanos.
“Por meio do Bandes e do IPGC, os municípios recebem suporte gratuito na elaboração de projetos complexos para ampliar os serviços ofertados à população e aplicar no setor público a inovação e a eficiência do setor privado. Essa abordagem integrada visa a promover o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a conectividade, a sustentabilidade e a segurança das comunidades, elementos essenciais para enfrentar os desafios atuais e futuros”, afirma o coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias do Bandes, Vilker Zucolotto Pessin.
Informações sobre o ES Inteligente:
www.bandes.com.br/municipios