Advogada de Cachoeiro, Fayda Belo lança em SP seu primeiro livro, “Justiça para todas” – um guia sobre como as mulheres podem garantir seus direitos

Livro explica os principais crimes dos quais mulheres são vítimas, como denunciá-los e a quais órgãos pedir ajuda. Foi lançado no último dia 16, na Livraria da Vila, em São Paulo. Fotos: Manu Quinalha

Fayda conversa com a psicanalista Manuel Xavier e a jornalista Lia Rizzo


Uma noite linda, “de falas necessárias, abraços calorosos e claro, de materialização de um sonho antigo de levar informação em direitos a todas as mulheres”, assim a cachoeirense, a advogada especialista em crimes de gênero, direito antidiscriminatório e feminicídios, Fayda Belo descreveu o lançamento do seu primeiro livro: “Justiça para Todas”,- o que toda mulher deve saber para garantir seus direitos”, realizado pela Editora Planeta, na Livraria da Vila, em São Paulo, no último dia 16.

A noite contou com um bate-papo especial da autora com a escritora e psicanalista Manuela Xavier, mediado pela jornalista Lia Rizzo, além de sessão de autógrafo. Uma noite inesquecível.

Fayda autografando o livro

Ao Jornal Fayda Belo foi sucinta:

“Ai Lu, uma mistura de emoção com dever cumprido. Conseguir Democratizar o acesso a informações tão importantes foi muito importante pra mim.
Levar informação para as mulheres sobre seus direitos com uma linguagem simples de forma que qualquer mulher entenda é ver um sonho materializado, de municiar as mulheres sobre seus direitos”.

Fyada Belo – advogada e escritora

A previsão da autora é que a sua terra natal, Cachoeiro de Itapemirim, o lançamento da sua obra chegue em outubro. A agenda é organizada pela editora que deverá lançar antes no Rio de Janeiro e na Capital do Espírito Santo depois na Terra do Rei. O livro já está disponível no site da Amazon e no Kindle(link na bio) e a partir de agosto estará em todas as livrarias do Brasil.

Experiência

Momento memorável

Uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas no Brasil, mas a maioria delas não sabem que algumas de suas vivências diárias são consideradas crimes pela lei (Rede de Observatórios da Segurança. Elas vivem: dados que não se calam. (Rede de Observatórios da Segurança. Elas vivem: dados que não se calam.
Rio de Janeiro: CESeC, março de 2023)

Consciente de que a ausência de conhecimento é decorrente da naturalização da violência contra a mulher no Brasil, bem como da chancela estatal que colabora com esse processo, a advogada especialista em crimes de gênero Fayda Belo reuniu toda a sua experiência para escrever “Justiça para todas: o que toda mulher deve saber para garantir seus direitos”, livro que chega às lojas de todo o Brasil pela Editora Planeta.
Fayda, que ficou nacionalmente conhecida ao se popularizar na internet por democratizar informações jurídicas com o jargão “pode não!” e arrebatar milhares de pessoas, os “crimelovers”, ao comentar casos de conhecimento público, apresenta na nova obra os crimes dos quais as mulheres são frequentemente vítimas.

Com o intuito de informar e amparar, a autora apresenta em uma narrativa simples e de fácil leitura crimes contra honra, violência psicológica, crimes sexuais e vários outros, que são ilustrados em exemplos práticos, facilitando a identificação de casos que podem ser a realidade de muitas mulheres.
No livro, a autora apresenta ainda o contexto histórico brasileiro de discriminação contra mulheres, mostrando como o sistema patriarcal se institucionalizou e foi disseminado, estruturado com base na dominação masculina, e se mantém até os dias atuais.

No capítulo 1, lê-se: “O lugar a mulher fica limitado ao mundo doméstico e de submissão, com suas funções dirigidas prioritariamente à reprodução, sem que ela possa ter opinião ou vontade, devendo apenas ouvir, acatar e obedecer ao patriarcado”.
Ainda que muitas iniciativas estejam surgindo para conscientizar e combater a violência contra a mulher, como a campanha Agosto Lilás, a sociedade precisa percorrer um longo caminho para mudar as estatísticas. Fayda indica os caminhos de denúncia, explicando os desdobramentos processuais, além de apresentar redes de apoio gratuitas para as vítimas.

O lançamento ocorreu na Livraria da Vila em São Paulo

“Este é um livro de referência criado para ajudar todas as mulheres brasileiras, independente de classe social, ou grau de instrução. Minha mãe indicou o caminho da educação como escudo das mazelas do mundo e com esse pensamento cheguei aqui. Com essa obra, farei muito mais. Esse livro é a chancela do poder transformador da educação. Hoje eu posso dizer ‘mãe, o plano deu certo'”, conta Fayda.

FICHA TÉCNICA
Título: Justiça para todas
Autora: Fayda Belo
ISBN: 978-885-422-2288-3
176 páginas – R$ 64,90
Editora Planeta

SOBRE A AUTORA


Fayda Belo é advogada criminalista especialista em crimes de gênero, direito antidiscriminatório e feminicídios. Pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal, integra a diretoria nacional da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), é vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas para a Mulher (CMPM) e presidente do
Conselho de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) do município de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. É coordenadora do Instituto Mulheres no Poder, membro do movimento social Bertha Lutz, comendadora com a Comenda Delegada Ancila Zanol pelo reconhecimento ao trabalho diário na defesa das mulheres e madrinha do Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Espírito Santo. Além de ser formada em Equidade de Gênero pela ONU Mulheres, é escritora, palestrante, professora, consultora de diversidade, criadora de conteúdo digital e uma das advogadas mais influentes do Brasil, segundo a lista do Brazil Charlab.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *