Agenda de Desenvolvimento Regional, Mar & Montanha: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável lançada no 1º Fórum Lider em Iriri
1º Fórum Lider Mar & Montanha reúne empreendedores, lideranças políticas em Iriri
O 1º Fórum Lider realizado pelo Sebrae/ ES na noite desta quarta-feira, 06, no Auditório do Hotel Espadarte em Iriri, Anchieta promoveu o lançamento da Agenda de Desenvolvimento Regional, Mar & Montanha: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável. O evento reuniu empreendedores, autoridades políticas, empresários, profissionais liberais de oito municípios, Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Marataízes, Presidente Kennedy e Piúma
O Fórum contou com a participação da historiadora e consultora de turismo de base comunitária, Luciana Balbino que ministrou sobre “O empreendedorismo que transforma pessoas e comunidades”. A empreendedora Luciana Balbino é proprietária do Restaurante Rural Vó Maria, em Areia, ela foi escolhida pela Revista Forbes uma das ‘100 Mulheres Poderosas do Agro’ no Brasil. Seu trabalho como educadora de adultos e jovens do campo vem mudando a realidade de comunidades de toda a Paraíba.
De acordo com Antônio Franco, que integra o grupo Lider da Região Mar & Montanha, o 1º Fórum serviu mostrar a região tudo que se imagina em se tratando de desenvolvimento para os próximos anos. “São grupos de pessoas diversos, variados setores que vê caminhos e apontamentos que vão nortear o nosso desenvolvimento nos próximos anos. É uma agenda aberta que a gente espera que as pessoas que estavam aqui possam ser inseridas e possam construir junto com a gente o desenvolvimento da nossa região.”
Para Antônio, a palestrante convidada Luciana Balbino é uma inspiração. “Ela mostrou por diferentes caminhos como pode desenvolver uma região, com pouquíssimos recursos. Uma região como a nossa que tem todos os recursos, tem toda esta disposição de pessoal, de vontade de trabalhar e garra, eu acho que a gente pode prosperar cada vez mais. Hoje nós somos fortes separados, mas seremos muito mais fortes quando a gente se unir”.
A Reportagem conversou com a historiadora Luciana Balbino e questionou como tudo começou até se tornar o sucesso e a referência mundial em empreendedorismo e vencedora de inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Luciana destacou que o sucesso do empreendimento que envolve toda comunidade de Areias, na Paraíba é simplicidade, empatia e gratidão, e avisou que a história dela é de verdade, com base na sua bisavó, dona das receitas mais simples do mundo.
“Vó Maria, minha bisa, faleceu faz 25 anos. Ela era uma pessoa que deixava de comer para dividir com os netos. Quando a gente precisou de um nome para o restaurante, nada mais justo do que homenageá-la, porque eu recordo muito, ela fazia uma farofa branca que era a janta dela toda tarde. Quando a gente via que ela estava fazendo esta farofa, a gente corria pra lá, ela fazia uns bolinhos e dava a gente, hoje o grande guarda-chuva da comunidade é o Restaurante Vó Maria, e, todas as outras coisas surgem a partir dele”, contou.
Luciana frisou que a farofa branca que a bisa fazia é o prato principal do Restaurante. “Nunca faltou as receitas dela lá, a farofa branca, o doce de mamão verde, o jerimum, o maxixe, o quiabo, estas coisas do jeito que ela fazia na casa dela, é o jeito que faz no restaurante hoje”, lembra.
Há empreendedores no mundo todo, mas nem sempre estes empreendem como deve ser o modelo ideal, assegura Luciana. Para ela falta amor e principalmente entender que, “não deve ser só pra gente, não é só pra gente ter vida boa, a gente tem que empreender olhando para os lados para saber quem também está precisando empreender para também ter vida boa. Eu venho neste discurso diferente de que as pessoas não devem empreender apenas para se desenvolver, para ter qualidade de vida, mas empreender e também ajudar as outras pessoas que estão no seu entorno a empreenderem também, assim todo mundo ganha”, reforçou.
O modelo que falta muito é empatia, garante a paraibana, que está entre as 100 mulheres no mundo mais poderosas do universo agro. “A história da empatia, da gente olhar o outro e se colocar no lugar do outro, porque se o meu restaurante está cheio e a minha amiga que tem a sobremesa e não tem ninguém, o que é que me custa indicar, se eu já ganhei com o almoço? Esta uma das lições que a gente aprendeu lá em Areia. O turismo só é bom quando é bom para todo mundo, quando todo mundo está ganhando. A gente tem praticado muito isso lá. Toda comunidade ganha junto. As pessoas tanto trabalham nos empreendimentos maiores da comunidade como também produzem o seu próprio empreendimento. Muitas histórias que eu mostrei acontecem desta forma, a pessoa trabalha nos empreendimentos maiores, mas também montam os seus próprios”.
O projeto
O Projeto Lider foi concebido a partir de uma parceria entre o SEBRAE Nacional, a Frente Nacional de Prefeitos – FNP, e a Confederação Nacional de Municípios – CNM tem em sua sigla LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional.
É um projeto de mobilização, qualificação e integração de lideranças que estimula o alinhamento no plano local e permite a convergência das políticas de fomento estaduais e nacionais, com ênfase na criação do ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável.
Seu objetivo é auxiliar a formação de grupos de lideranças locais para construir uma agenda regional conjunta fortalecendo a importância da atuação endógena para o desenvolvimento. A partir da metodologia desse programa foram realizadas duas fases, a de mapeamento das lideranças e a fase operacional que é composta de oito encontros, em cuja etapa foi construída essa Agenda de Desenvolvimento; e a fase pós-operacional que será realizada através de dois fóruns de monitoramento dos compromissos regionais.
Marcaram presença no evento, o secretário Estadual de Turismo Fernando Noronha, os prefeitos de Piúma, Marataízes, Iconha, Alfredo Chaves, além do deputado Emilio Mameri, vereadores de Rio Novo do Sul, Anchieta, vice-prefeita de Alfredo Chaves, secretários de Piúma, Iconha, Anchieta, representantes do Governo do Estado, Sebrae, entre outras personalidades.
O Auditório ficou pequeno para tantas lideranças, empresários, empreendedores e pessoas que acreditam no desenvolvimento sustentável regional. Um sucesso, com direito a um delicioso coffee break na recepção dos convidados ao som do piano da artista Angel Cruz.