Agricultura faz barragem de terra Brejo dos Patos

DSC08783

Sidnei Brandão, proprietário rural em Brejo dos Patos, Marataízes, foi contemplado com uma barragem de terra, que vai armazenar água que era perdida. O local da represa natural em períodos de seca estava sempre vazio. Como a obra é recente a água que esta ficando presa ainda está escura, mas com as próximas chuvas ela vai se limpando dando embelezamento a área, valorização do terreno, servindo para irrigação e ajudando a fauna e a flora. Será possível utilizar até para criação de peixes.

Segundo o prefeito em exercício de Marataízes, Robertino Batista da Silva (Tininho) a obra foi construída com recursos próprios da prefeitura e oferecerá uma maior tranquilidade nos períodos de estiagem. “Temos buscado a realização de obras na zona rural que promovam uma melhoria na qualidade de vida, principalmente nas que possam amenizar os sofrimentos com o período da seca”, ressaltou o Tininho.

A construção da barragem faz parte do projeto da Prefeitura que está voltado para amenizar o sofrimento da população do interior do município. Marataízes realizou uma obra que o Governo do Estado não realiza a mais de 20 anos.

Para o agricultor que tem interesse em conseguir uma barragem é necessário obter a licença junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES – IDAF. Após a liberação já pode procurar a Prefeitura.

 

Barragem de Terra

Desde o dia 05 de agosto de 2014 está em vigor o Decreto nº 3623-R, que regulamenta o licenciamento ambiental de barragens para fins agropecuários e/ou usos múltiplos no Estado. Com a nova legislação, todos os procedimentos de licenciamento passaram a ser realizados no Idaf, não mais precisando acionar o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Na nova regra os produtores foram isentos das taxas que eram cobradas anteriormente. Mas a principal conquista é a dispensa de licenciamento para barragens de até 01 hectare de lâmina d água ou 10 mil m³ de água.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *