Jornalista Luciana Maximo recebe Comenda Jairo Maia na Ales que prestou homenagem a 32 comunicadores
Da rregião sul litorânea a jornalista deste portal, Luciana Maximo foi homenageada com a Comenda Jairo Maia. Proposta pelo deputado Dary Pagung, solenidade reconheceu atuação de profissionais que levam informação à sociedade
Trinta e dois profissionais da área da Comunicação foram agraciados com a Comenda Jairo Maia em sessão solene nesta quinta-feira (7), data em que se comemora o Dia do Radialista. Considerada por muitos profissionais do rádio como o Oscar do radialismo capixaba, a honraria foi entregue pelo deputado Dary Pagung (PSB).
Na abertura do evento houve apresentação musical com Tiago e Ana e a exibição de um vídeo com a abertura do Programa Jairo Maia na Rádio Vitória AM. O deputado Dary Pagung destacou o legado do radialista que dá nome à comenda e marcou o Espírito Santo, “um verdadeiro mestre em conectar pessoas, em transformar palavras em pontes, em favor de sua voz, uma força de união e esclarecimento. Durante sua vida ensinou a todos nós que o papel do comunicador vai além de informar. Sua carreira foi marcada pela paixão, pelo profissionalismo e pela preocupação em levar a verdade até as pessoas, valores que inspiraram muitos dos presentes aqui”, ressaltou o proponente da sessão.
Falaram na solenidade o ex-deputado estadual Reginaldo Almeida; o diretor do grupo Midiacom, Clock FM e FM Super, Kazinho; e o padre Roberto Camilatto, da Rádio América. Em nome dos homenageados falaram o padre Enildo Genésio de Souza, diretor da Rádio Diocesana de Cachoeiro de Itapemirim; e o supervisor do Centro de Memórias da Ales, Antônio Carlos Sessa Netto (Tonico). O filho de Jairo Maia, Jairo Maia Junior, também participou da sessão por videoconferência e agradeceu a homenagem ao pai, falecido em 2013.
Servidor da Ales há mais de 20 anos, Tonico contou que foi fotógrafo em seis governos estaduais e também registrou a primeira turma de Medicina da Ufes e a inauguração da Emescam. Também lembrou momentos importantes da comunicação e da história do estado, como quando Jairo Maia adquiriu a Rádio Capixaba da Arquidiocese de Vitória.
“Ele pensou uma coisa e saiu tudo diferente”, tendo o próprio reconhecido que comprou equivocadamente a rádio, pois achava que poderia faturar duplamente com uma emissora só sua. No entanto, percebeu que o retorno financeiro era conseguido apenas em seu horário. “Comecei a vida profissional com Marinho Carlos, e na época conheci o Jairo Maia”, lembrou Tonico.
O deputado Dary Pagung dividiu a mesa de trabalho com Maria Claydes Dalla Maia, viúva do radialista Jairo Maia; Kazinho, diretor do grupo Midiacom, Clock FM E FM Super; Darly Dettmann, prefeito eleito de Itaguaçu; Joanes de Castro Pereira Boim, secretário municipal de Educação de Muniz Freire; padre Roberto Camilatto; ex-deputado estadual Reginaldo Almeida; vereador de Itapemirim Alcione Amorim; sargento Ernane Silva, de Itapemirim; e o vereador eleito em Vitória, Pedro Trés.
“Recebi esta comenda com muita gratidão, uma vez que, a Comenda Jairo Maia, é para nós, profisisonais da comunicação o reconhecimento do trabalho que exercemos. É semelhante a receber o oscar do radialismo. Muita gratidão ao eputado Dary Pagung. A sessaõ solene foi perfeita. Senti-me muito honrada no dia do radialista receber uma homenagem como esta”, ressaltou Luciana Maximo.
Homenageados
Adriana Gueller
Alissandra Pancieri Mendes
Ananda Miranda
André Luis de Matos Silva (indicação do deputado Allan Ferreira)
Antônio Carlos Sessa Netto (Tonico)
Carlos Alves Pinto
Christian Lenk de Souza
Cleide Costalonga
Deborah Nicchio Sathler Ferreira
Edinho Lima
Edna Fadlalah Bernardo Ribeiro
Ednéa Harckbart (indicação do deputado Marcelo Santos)
Édson Araújo
Elvécio Andrade (indicação do deputado Mazinho dos Anjos)
Paulo Roberto Duarte (indicação do deputado Mazinho dos Anjos)
Fábio Jacob
Francisco Ivan Zandonadi
Gérson Camata (in memoriam)
Izabel Mendonça (indicação da deputada Raquel Lessa)
José Junio Silva de Oliveira
Josias Rocha da Silva Júnior
Leonardo Meira (Léo Cobal)
Luciana Máximo Sedano (foto principal)
Marcinete Aparecida Pereira Leite Lima
Max Ladeira
Enildo Genésio de Souza
Raquel Salaroli de Araújo Lugão
Reginaldo de Almeida
Carlos Rui Baromeu Lopes
Thelmo Scarpine de Andrade Almeida
Thiago de Jesus Souza
Viviane Maciel Jacinto