ALFREDO CHAVES: a crise é driblada com inteligência

Há municípios que estão perdidos, sem saber o que fazer com a crise que assola o país, há também aqueles que tiveram que aprender a viver com seus poucos recursos.

 

O município de Alfredo Chaves é o escolhido pela Reportagem como modelo para a edição 118 que traz o assunto agroturismo em destaque. A jornalista visitou algumas comunidades e se encantou com o que viu. Ouviu pessoas e mostra com riqueza de detalhes um pouco do seu interior e sua gente. Paradoxalmente a outros municípios que choram queda de receitas e reclamam da crise que assola os cofres públicos, a cidade da banana e do leite se desponta como modelo que é possível ter qualidade de vida, valorizando o que o que se tem de potencialidades e oportunidades.

A cidade cercada de vales, montanhas e verdes não tem o mar, não tem mineradora, não tem turismo religioso, não tem a pesca, porém, tem um povo trabalhador que vive a sua realidade, sem ostentação, com os pés, literalmente no chão. Há pessoas que passaram dos 70 anos e continuam na lida da roça. Há mulheres que fazem cerca, que plantam e colhem café. Há adolescentes que não tem celular, não conhecem Facebook, nem o WhatsApp, que sonha em ser professor. Há também, jovens que plantam roças a meia e há homens que tocam o comércio e fazem do leite os seus derivados. Alfredo Chaves tem crise, entretanto, tem estratégias inteligentes. “Estamos passando por período de poucos recursos devido à crise que assola o Brasil, porém a Administração vem sempre trabalhando com estratégias inteligentes para a implementação de ações e políticas agrícolas que fomentem a arrecadação e promovam o agroturismo e na medida do possível o bem estar social do homem do campo e de toda a população alfredense”, ressaltou o secretário de Agricultura, Leandro Benicá Sartori.

Há R$2 milhões destinados a agricultura de base familiar e esse deve atender aos interesses dos 2.551 produtores rurais.

O orgulho de Alfredo Chaves é tão grande pela sua gente que já foram eleitas na cidade por diversos anos, a rainha da Festa da Banana e do Leite e também a rainha da Uva e do Vinho.

Além das belas e importantes características turísticas, o município é conhecido ainda devido à produção agrícola muito importante para a região. Com 75% da população localizada na área rural, Alfredo Chaves é grande produtor de banana, café, leite, legumes, hortaliças e uva.

 

 

Economia

A economia de Alfredo Chaves gira em torno da bananicultura, da cafeicultura e da pecuária, com ascendência para o agroturismo, em virtude do rico potencial turístico com atrativos naturais. Dados do Incaper revelam que o município produz mais de 42 mil toneladas/ano de banana, sendo 2.700 ha de área cultivada. Cerca de 600 famílias estão engajadas na produção.

Já o leite, conforme a Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves (Clac), com seus 137 produtores/associados, a produção mensal gira em tono de 440 mil litros. Depois de beneficiado, o leite é e destinado a industrialização e a produção de derivados como queijos, manteiga, iogurte e requeijão.

Na cafeicultura, segundo dados do Incaper/IBGE, Alfredo Chaves possui 4.300 hectares de café, sendo 2.300 do tipo arábica e 2.000 conilon.   Essa produção é responsável por 137 mil sacas/ano com circulação econômica em torno de 61 milhões. Ainda de acordo com o Instituto, a produção envolve cerca de 800 famílias da agricultura familiar que utilizam a atividade como geração de emprego e renda.

O município também é grande produtor de inhame, sendo o maior do Estado. Na região de São Bento de Urânia se concentra a maior produção. Segundo dados do Incaper, com uma área de 800 hectares e produção anual em torno de 30 mil toneladas/ano, o município está entre os maiores produtores do tubérculo do país. Cerca de 600 famílias estão envolvidas nesta produção.

Além do inhame, ganham destaque na economia agrícola alfredense, a uva, as verduras e legumes, bem como a laranja pocã. O comércio também é forte, principalmente em épocas de colheitas.

 

 

Eventos

 

Vários eventos são realizados ou apoiados pela municipalidade para incentivar e promover o agroturismo. Dentre estes um evento com maior evidencia é a Festa da Banana e do Leite, que neste ano chega a 45º edição. Em Alfredo Chaves também é conhecido em destaque nacional pela produção de inhame. Neste mês de agosto será realizado a 11ª Festa do Inhame em São Bento de Urânia. Tradicionalmente já aconteceu neste mesmo distrito, em fevereiro deste ano, a  53º Festa da Uva e do Vinho.

 

Turismo Rural

 

O turismo rural exerce grande importância para o município uma vez que movimenta a economia devido ao fluxo de visitantes que ficam e consomem no município. Devido às belezas naturais e as várias localidades com lindas paisagens, e assim sendo, como forma de promoção e divulgação destas características, os visitantes contam com várias hospedarias, entretimentos de aventura para os adeptos de esportes radicais, como também o bucolismo somado ao clima ameno da região, que atraem muitos turistas o ano todo.

 

Foto: Rainha da Uva

Legenda: Para evidenciar a beleza do povo alfredense, na Festa da Banana e do Leite são eleitas as rainhas da banana e da uva

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *