Alto do preço do gás natural afeta produção de fertilizantes

O corte no fornecimento de gás natural para a Europa tem mudado o cenário econômico em algumas vertentes, entre elas o aumento no preço dos fertilizantes, já que os insumos nitrogenados que compõem o produto – como ureia e sulfato de amônio – utilizam do gás para a sua produção. Porém, a Natufert consegue um diferencial no desempenho com os fertilizantes nitrogenados devido à combinação com fertilizantes orgânicos e, com isso,  torna a adubação mais eficiente, reduzindo as perdas do elemento N, logo depende menos dos insumos importados.

Segundo o coordenador técnico da Natufert Otávio Araújo, o gás natural também é utilizado para outras funções, tais como produção de combustível para fornecimento de calor e geração de eletricidade. “Se a Rússia corta ou diminui o fornecimento por tempo indeterminado para a União Europeia, há a diminuição deste produto no mercado mundial. Como consequência há o aumento no preço do gás, que por sua vez acarreta a elevação no custo dos adubos”.

Otávio explica que os fertilizantes organominerais da Natufert são compostos por  matéria-prima orgânica e mineral, tornando a empresa menos dependente dos recursos importados. “Isso faz com que a gente consiga manter os preços mais estáveis e até mesmo mais baratos em relação ao mercado”.

Daniel Pinho, diretor-geral da Natufert

Para Daniel Pinho, diretor-geral da Natufert, os preços dos fertilizantes no mercado do Espírito Santo tendem a reajustar para cima, tanto por conta dos preços do mercado internacional, quanto por conta do represamento das entregas. “O período de entrega está reduzindo, o mercado irá ficar comprador muito próximo ao momento do uso, assim, haverá restrições fabris e logísticas nas entregas dos fertilizantes aos produtores rurais.”, avalia.

Crise

A crise de oferta do gás natural se arrasta há algum tempo e ficou mais grave após o início da Guerra na Ucrânia, com o rompimento comercial da União Europeia com a Rússia, já que o país era o principal fornecedor do combustível ao continente.  A partir disso, Vladimir Putin tem encontrado motivos para reduzir o fornecimento de gás na Europa através dos gasodutos que conectam a região.

Sobre a Natufert

Há 11 anos no mercado, a Natufert é a maior empresa de fertilizantes de alto desempenho com base orgânica do Espírito Santo. Sua sede fica em Ibatiba, mas sua área de atuação vai além do território capixaba. A Natufert também está na Bahia, no Rio de Janeiro, Minas Gerais e em Goiás.

A Natufert produz três linhas de produtos. São eles: Safra Certa, que tem alta concentração em nitrogênio (N) e potássio (K) e é indicada para a formação e produção; Base Mega, que é recomendada para as etapas de plantio e fosfatagem, já que são ricos em fósforo (P). E a linha Humifort, que é composta por fertilizantes orgânicos ricos em ácidos húmicos e fúlvicos que melhoram as características químicas, físicas e biológicas dos solos. Todos os fertilizantes farelados da linha Humifort têm certificado do IBD, a maior certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *