Alunos de Rio Novo do Sul desistem de festa de formatura e cerimonial não quer devolver dinheiro
Em Rio Novo do Sul, uma confusão envolvendo a festa de formatura dos alunos do ensino médio levou o jornal a acionar uma empresa para esclarecer a situação. A falta de transparência causou a desistência de mais de 40 estudantes.
O sonho de formatura dos alunos do Ensino Médio de uma escola de Rio Novo do Sul transformou-se em um pesadelo. Eles esperavam uma noite memorável com boate, buffet, clube, barman, decoração, iluminação e a presença de pais e pessoas queridas no dia 30 de novembro.
O problema começou na hora da contratação da empresa indicada para organizar a festa. A diretora da escola apresentou a mãe de uma aluna formanda, que garantiu ter uma empresa de serviços cerimoniais. A empresa, registrada em 9 de maio de 2024, pertence a Eliane da Penha Dias Batista, microempreendedora individual com o nome fantasia Nextar Assessoria Cerimonial.
Inicialmente, Eliane apresentou um orçamento de R$ 70.000,00, mas após os alunos manifestarem preocupação, ela reduziu para R$ 40.000,00. Uma comissão de alunos foi formada para ajudar na organização e arrecadação de fundos, incluindo vendas de rifas, mensalidades de R$ 20,00, e participação em eventos como a Festa da Juçara e jogos interclasses.
A Desistência
A falta de transparência na condução da organização levou à desistência de mais de 40 dos 60 alunos inicialmente interessados. Não houve contrato assinado com a empresa, e os alunos já haviam pago parte dos valores acordados. Muitos desconfiam de que caíram em uma cilada.
Kamila Silveira, mãe de uma aluna, revelou que, apesar dos esforços, a arrecadação não foi suficiente e que o dinheiro no caixa, que era de R$ 20.000,00, agora é de apenas R$ 3.000,00. “Minha filha vendeu rifas que arrecadaram cerca de R$ 400,00, mas agora estamos no prejuízo. A diretora deveria estar do lado dos alunos, mas está do lado da cerimonialista”, disse Kamila.
A Desconfiança
Kelly Silveira de Melo, mãe de uma aluna da comissão, exigiu clareza e transparência de Eliane. Kelly acionou o jornal, e fomos a Rio Novo do Sul para entender melhor a situação. Eliane prometeu elaborar um relatório e apresentar slides aos pais, alunos e ao jornal, mas não cumpriu o prazo.
A comissão informou que pelo menos 40 alunos desistiram da festa, e eles querem o dinheiro de volta. No entanto, Eliane afirma que não haverá devolução devido a um contrato verbal.
Confusão
Embora a empresa mostre alguns eventos em sua página no Instagram, seu CNPJ foi registrado após a contratação. A comissão de alunos calcula que já repassaram cerca de R$ 30.000,00 à empresa e exigem prestação de contas.
Valores
Inicialmente, Eliane apresentou um orçamento de R$ 70.000,00, mas depois reduziu para R$ 40.000,00. Uma aluna da comissão encontrou outra empresa em Cachoeiro de Itapemirim que oferecia o mesmo serviço por R$ 38.000,00, levando Eliane a reduzir ainda mais seu orçamento.
Perda de Confiança
Os pais agora querem a devolução dos valores pagos. “Ela falou que ia cobrar 35% pelo trabalho, mas agora não quer devolver o dinheiro. Minha filha não quer mais participar, e eu também não. Não houve clareza desde o início. Ela deveria ter conversado com os pais antes de gastar qualquer centavo”, disse a manicure Elisangela Ferreira Coelho.
Planilhas
A primeira planilha sofreu alterações ao longo dos meses. Em uma reunião, Eliane apresentou uma nova planilha com um valor de R$ 49.000,00, dividindo o custo entre 59 alunos, com parcelas mensais de R$ 105,00. A rifa do Dia das Mães arrecadou R$ 4.213,00 e a da Páscoa cerca de R$ 7.000,00. No entanto, a festa da Juçara gerou mais despesas do que receitas, resultando em prejuízo.
Decepção
Os pais querem a devolução dos valores pagos. “Ela não apresenta nada. Diz que tem R$ 20.000,00, mas não há esse dinheiro agora. Quando perguntamos onde está o dinheiro, ela enrola e não diz. Perdi a confiança. Meu filho vendeu rifa e ela disse que não vai devolver o dinheiro”, disse a cuidadora Lúcia Zambia.
Prestação de Contas
A comissão exigia transparência nas reuniões, mas Eliane não apresentava informações claras. Em uma das últimas reuniões, a comissão registrou que a rifa da Páscoa arrecadou cerca de R$ 7.000,00. Os valores das rifas e eventos somam aproximadamente R$ 15.000,00, mas a prestação de contas de Eliane não é clara.
Conclusão
A empresa Nextar Assessoria Cerimonial garante que realizará o evento, mas não devolverá os valores pagos pelos alunos desistentes. A maioria dos pais quer o dinheiro de volta, e o caso deve ir parar na justiça. O espaço do jornal está aberto para que a empresa explique a situação e tranquilize os pais. Afinal, é o sonho dos estudantes do Ensino Médio.
1 comentário
Como uma das alunas envolvidas na organização da nossa formatura, sinto a necessidade de defender a cerimonialista e esclarecer alguns pontos. Em nenhum momento houve qualquer tipo de desconfiança ou falta de transparência por parte dela. Tudo foi feito de maneira correta e profissional. A cerimonialista sempre esteve disponível para esclarecer dúvidas e manter todos informados sobre o progresso dos preparativos. Os pagamentos foram realizados conforme combinado e todas as etapas foram comunicadas aos pais e alunos. É importante lembrar que eventos como esse demandam tempo, planejamento e compromisso de todas as partes envolvidas. Culpar a cerimonialista sem provas concretas de qualquer irregularidade é injusto e prejudica o trabalho sério que ela tem realizado.
Como uma das alunas envolvidas na organização da nossa formatura, sinto a necessidade de defender a cerimonialista e esclarecer alguns pontos. Em nenhum momento houve qualquer tipo de desconfiança ou falta de transparência por parte dela. Tudo foi feito de maneira correta e profissional. A cerimonialista sempre esteve disponível para esclarecer dúvidas e manter todos informados sobre o progresso dos preparativos. Os pagamentos foram realizados conforme combinado e todas as etapas foram comunicadas aos pais e alunos.
Infelizmente, parece que alguns alunos e pais se precipitaram ao tomar decisões sem procurar entender a real situação. É importante lembrar que eventos como esse demandam tempo, planejamento e compromisso de todas as partes envolvidas. Culpar a cerimonialista sem provas concretas de qualquer irregularidade é injusto e prejudica o trabalho sério que ela tem realizado.
Espero que, com uma comunicação mais aberta e transparente, possamos resolver essa situação de forma justa para todos os envolvidos, sem prejudicar aqueles que trabalharam duro para tornar nossa formatura um momento especial.”
Essa divergência de opiniões reflete a complexidade da situação, evidenciando a necessidade de diálogo e compreensão entre todos os envolvidos para chegar a uma solução justa.
Como uma das alunas envolvidas na organização da nossa formatura, sinto a necessidade de defender a cerimonialista e esclarecer alguns pontos. Em nenhum momento houve qualquer tipo de desconfiança ou falta de transparência por parte dela. Tudo foi feito de maneira correta e profissional. A cerimonialista sempre esteve disponível para esclarecer dúvidas e manter todos informados sobre o progresso dos preparativos. Os pagamentos foram realizados conforme combinado e todas as etapas foram comunicadas aos pais e alunos.
Infelizmente, parece que alguns alunos e pais se precipitaram ao tomar decisões sem procurar entender a real situação. É importante lembrar que eventos como esse demandam tempo, planejamento e compromisso de todas as partes envolvidas. Culpar a cerimonialista sem provas concretas de qualquer irregularidade é injusto e prejudica o trabalho sério que ela tem realizado.
Espero que, com uma comunicação mais aberta e transparente, possamos resolver essa situação de forma justa para todos os envolvidos, sem prejudicar aqueles que trabalharam duro para tornar nossa formatura um momento especial.”
Essa divergência de opiniões reflete a complexidade da situação, evidenciando a necessidade de diálogo e compreensão entre todos os envolvidos para chegar a uma solução justa.