Alunos do Ifes Piúma visitam Santuário Nacional de Anchieta
Na última sexta-feira (19), alunos e professores o curso de Guia de Turismo, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Piúma, visitaram o Santuário Nacional São José de Anchieta, em Anchieta, para realizar a primeira visita técnica do curso. 30 alunos e três professores da instituição federal tiveram uma aula de campo sobre a história do Espírito Santo, disciplina aplicada no curso.
A turma foi recebida pelo museólogo e historiador do santuário, Ivan Petri, que conduziu o grupo pela igreja e pelo museu, destacando os principais momentos da história colonial de Anchieta e do Estado, com ênfase na relação indígenas e padres jesuítas.
Em seguida, os alunos seguiram pelos arredores do santuário, nos bairros Morro da Penha e Porto de Cima, conhecendo os principais atrativos do centro histórico de Anchieta, como o Colégio Maria Mattos, Igreja da Penha, Poço do Coimbra, Casa da Cultura e Praça dos Imigrantes.
Nesta etapa foram guiados pelo servidor da Vigilância Ambiental, Renan Ferreira e pela servidora do laboratório municipal, Ana Carolina Martins, que também são alunos do curso. No total, cinco moradores de Anchieta fazem parte da turma.
Para bem acolher o grupo, a Prefeitura de Anchieta cedeu o transporte e a Secretaria Municipal de Turismo enviou kits de lembrancinhas da cidade, composto de bolsa, bloco de notas, estojo e chaveiro personalizados.
A professora e coordenadora do curso, Cláudia da Silva Ferreira ficou empolgada com a primeira visita técnica da turma. “Foi um dia especial para o curso a nossa primeira visita técnica. Para esse visita acontecer tivemos muitos parceiros. Nossos agradecimentos a todos envolvidos”, disse.
Os alunos mostraram-se surpresos com o que viram e aprenderam e elogiaram o acolhimento. “Gostaria de agradecer a Renan e Carol pelo carinho que nos receberam e o guiamento turístico, nos mostrando a riqueza da história de Anchieta e suas curiosidades”, comentou a aluna Cláudia Márcia Cassiano.
“Agradecida por nos receberem e nos guiarem com tanta competência e gentileza. Foi uma noite de muito aprendizado”, destaca a aluna Manuela Quintela da Cruz.