Anchieta retoma projeto da Educação do Campo
Entre as novidades de 2017 está a retomada do projeto da Educação do Campo no município, com parcerias junto a Universidade Federal do Espírito Santo.
Da Redação
O trabalho de preparação para a volta às aulas da rede municipal de Anchieta está em andamento. A Secretaria municipal de Educação tem trabalhado para reestruturar a rede na composição dos instrumentos legais necessários ao início do ano letivo, bem como tem promovido por meio de seus diretores e coordenadores escolares um trabalho de organização das unidades de ensino com vistas a receber os alunos para o início do ano letivo, que será no dia 06 de fevereiro.
No dia 27 de janeiro ocorreu uma reunião geral com diretores e coordenadores, presidida pelo prefeito municipal Fabrício Petri, PMDB e a Secretária de Educação, Janinha Gerke, cujo objetivo prestar as orientações administrativas e didático-pedagógicas necessárias ao fazer educativo no ano de 2017.
Já os dias 01 a 03 de fevereiro foram destinados ao planejamento docente e preparação da escola para acolhida dos alunos. Desta forma, os professores estarão em suas respectivas unidades de ensino em processo de discussão, planejamento e organização das primeiras aulas.
Uma das novidades deste ano é a organização de processos de formação da direção, pedagogos e docentes acerca dos resultados das avaliações externas, de modo que estes se apropriem dos dados não apenas como um resultado numérico e classificatório, mas como um subsídio para reestruturação dos processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de aprender a analisar os dados e utilizá-los a favor do ensino. O foco será a Alfabetização de todos os alunos.
Foi produzida também uma reorganização da educação infantil (Creche e pré-escola) no que se refere ao atendimento da Educação em tempo Integral, de modo que seja garantido ao aluno o tempo de ensino e aprendizagem regular, o banho, almoço e descanso, bem como uma diversificação de atividades pedagógicas no contraturno, com acompanhamento de docentes e assistentes escolares. Foram ampliadas matrículas de Educação Infantil na Escola Jocelina Nogueira.
Novidade
Outra novidade em 2017 é a retomada do projeto da Educação do Campo no município, com parcerias junto a Universidade Federal do Espírito Santo na formação dos docentes campesinos e no fazer pedagógico das escolas multisseriadas a partir das especificidades histórico-culturais do campo.
O calendário escolar será publicado nos próximos dias com 208 dias letivos, sistematizado para garantir o cumprimento integral de no mínimo 200 dias letivos em 2017.
Haverá transporte para estudantes universitários e de cursos técnicos profissionalizantes, como estímulo e incentivo ao ensino superior e à formação para o mundo do trabalho.
Houve necessidade de abertura de processo para contratação de professores em designação temporária para 11 cargos da educação, a grande maioria em caráter de cadastro de reserva para atender as demandas surgirão no percurso do ano letivo. Os docentes 1, pedagogos, Docentes 2, Assistente Escolar e Cuidador serão convocados nos próximos dias a partir da publicação dos primeiros postos de trabalho.
Uniforme
Não haverá compra de uniforme nesse momento, pois ainda temos nas unidades escolares algumas peças ques serão distribuidas aos alunos este ano, de acordo com a necessidade de cada um. Para novo uniforme será produzido um estudo e posteriormente um processo licitatório.
Merenda
Quanto a merenda tudo está preparado, a distribuição às unidades escolares será iniciada na próxima semana.
Quanto ao reajuste, o prefeito municipal Fabrício Petri, tem realizado estudos de viabilidade diante da situação do município.
Existem alguns problemas na estrutura física das escolas que estão sendo avaliados para a reforma o mais rápido possível. Há mobilização dos diretores, coordenadores e comunidade no auxilio de pintura e limpeza das unidades. Trabalho colaborativo.
Foto: Janinha / Assessoria de Comunicação
Legenda: A secretária de Educação Janinha recebeu os professores juntamente com o prefeito Fabrício Petri para o início do ano letivo