Aposentado de 94 anos faz questão de votar em Cachoeiro de Itapemirim, mesmo sem obrigação

O exercício do voto pode ser visto de formas diferentes pela população, mas para o aposentado José Ferreira Rabelo, de 94 anos, ele é um dever cívico inegociável. Mesmo isento da obrigação de votar, devido à sua idade, José fez questão de comparecer às urnas logo nas primeiras horas deste domingo (6), na Escola Estadual de Ensino Médio Áttila de Almeida Miranda, em Cachoeiro de Itapemirim.

A escola, que é o maior colégio eleitoral da cidade, abrigou 4.475 eleitores neste pleito. Para o aposentado, o voto é mais do que um direito: é uma esperança de mudança. “Nossa obrigação é votar para ver se o Brasil muda. Nunca deixei de votar. Escolhi votar cedo porque considero ser melhor”, afirmou José.

De acordo com o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), o voto é obrigatório para pessoas com idades entre 18 e 70 anos, sendo facultativo para aqueles com mais de 70. No entanto, para cidadãos como José, que sempre priorizaram seu papel como eleitores, a participação ativa no processo democrático se mantém importante, independentemente da isenção legal.

A votação transcorreu de forma tranquila no local, apesar das filas que se formaram.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *