ArcelorMittal promove ajudas solidárias para municípios do Sul do Espírito Santo e para o Rio Grande do Sul
Atuando em várias frentes, ArcelorMittal tem prestado apoio diversos, incluindo assistência humanitária, fornecimento de equipamentos de sucção de lama e doações
Em resposta aos desafios enfrentados pelas comunidades afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo neste ano, a ArcelorMittal, unidade de Tubarão, tem empreendido uma série de ações visando apoiar essas populações. As iniciativas envolvem várias frentes – de assistência humanitária a doações e responsabilidade social – e têm sido realizadas em parceria com instituições locais e autoridades.
Para auxiliar o Comando dos Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) nos esforços de limpeza do município de Mimoso do Sul, a empresa forneceu equipamentos hidrovácuos de sucção de lama, que são fundamentais para agilizar o processo de remoção de resíduos e ajudar na restauração das áreas atingidas.
Também por meio do CBMES, a empresa doou 300 unidades do “Kit Lar para Alimentação”, num total de 300 geladeiras e 300 fogões, em parceria com a Electrolux e representando um investimento de mais de R$ 700 mil. Esses eletrodomésticos serão distribuídos pela corporação para moradores afetados pelo desastre poderem guardar e preparar seus alimentos.
Para o comandante-geral do CBMES, Coronel Alexandre Cerqueira, a ajuda dos diversos atores da sociedade tem sido fundamental para enfrentar o difícil cenário. “Em momentos delicados como esse, a união de forças pelo bem comum é imprescindível. Desde as chuvas de março, que deixaram um rastro de destruição no Sul do Espírito Santo, o governo do Estado vem atuando de forma ímpar na região e agora se mobiliza para auxiliar nossos irmãos gaúchos, que estão sofrendo com enchentes e inundações de forma incomparável. Neste momento, a população conta não só com o poder público, mas com o apoio de grandes empresas, como a ArcelorMittal, que demonstra sensibilidade ao unir esforços conosco”, afirmou.
A ArcelorMittal também está engajada em iniciativas que visam aliviar o impacto da crise nas comunidades afetadas. Em uma ação voluntária com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo, mobilizou seus empregados e terceirizados para arrecadar brinquedos, que foram destinados às escolas de Mimoso do Sul e ajudarão no cotidiano dos alunos, proporcionando momentos de descontração e aprendizado.
Outra importante participação da empresa está sendo na utilização de Revsol pelas prefeituras dos municípios atingidos. O coproduto produzido no processo de fabricação do aço é usado como revestimento primário nas estradas para ajudar no restabelecimento dessas vias e viabilizar a mobilidade da população. Para os municípios impactados pelas chuvas, a empresa doou 65 mil toneladas de coprodutos. Foram beneficiados, nesse momento, as cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul, Atílio Vivaqua, Itapemirim, Presidente Kenedy, Iconha, Anchieta, Piúma e Alfredo Chaves.
“A ArcelorMittal está atuando em praticamente todas as etapas de atendimento a essas populações. Desde a assistência de emergência à comunidade, com fornecimento de equipamentos como sugadores, até o atendimento direto com doação de equipamentos de qualidade que contêm o nosso produto, o aço, e que efetivamente ajudam as pessoas a reconstruir suas vidas. Estamos buscando ajudar nosso Estado da melhor forma possível, usando a nossa experiência e a nossa expertise”, disse o diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, João Bosco Reis da Silva.
SOS Rio Grande do Sul
Atenta aos desdobramentos da situação que acomete o Rio Grande do Sul, a ArcelorMittal Brasil também tem implementado uma série de ações para ajudar a população gaúcha. Além disso, por meio de uma parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), a holding está fornecendo R$ 1 milhão em itens de primeira necessidade para atender às emergências de colaboradores, parceiros, comunidades e famílias atingidas em todo o Estado. Os empregados das unidades do Grupo no Brasil, incluindo o Espírito Santo, também estão mobilizados na arrecadação de itens de limpeza e higiene pessoal para a doação.