Artigo – Sete dicas para melhorar as apresentações on-line nos estudos e trabalho remotos
*Fabiano de Miranda e Vanessa Mezzadri Brudzinski
Após meses de isolamento devido a pandemia da covid-19, o trabalho remoto (ou teletrabalho, home office, como você preferir) virou realidade para muitas pessoas. Um estudo feito pela Workplace Analytics no começo de 2020 mostrou que a quantidade de pessoas que trabalham remotamente cresceu 140% desde 2005.
A nova rotina de videoconferências e apresentações on-line também se tornou realidade, em algum momento será necessário preparar uma apresentação para colegas, chefes, clientes ou professores. Para ajudar nesta tarefa, o professor do Centro Universitário Internacional Uninter e designer, Fabiano de Miranda junto com a professora Vanessa Mezzadri Brudzinski, listaram sete dicas para deixar as apresentações mais atraentes e compreensíveis para o público.
1. Mantenha tudo organizado
Organização e hierarquia são fundamentais para uma comunicação assertiva. Pense assim: o seu público precisa acompanhar e entender o seu raciocínio, senão, fatalmente a apresentação será um fracasso. Portanto, a sua fala deve seguir uma ordem lógica com começo, meio e fim. Visualmente, estabeleça uma ordem de importância clara dos conteúdos. Diferencie os elementos mais importantes dos demais por meio de cores ou do tamanho da fonte, por exemplo.
2. Sintetize a mensagem
Sintetize as informações importantes e deixe a sua mensagem objetiva. Isso inclui selecionar com cuidado o que você pretende mostrar. Não é porque em um slide cabem muitas informações que você deve preenchê-lo de cima a baixo. Invista nos espaços em branco! Eles dão respiro aos slides e deixam o seu material com aparência mais profissional. Não coube tudo em um slide? Não tem problema, deixe para o próximo.
3. Use e abuse de imagens
Apresentações são visuais. Superdimensione as imagens e seduza o público com elas. Evite usar muitas em um único slide, bem como imagens muito pequenas ou com pouco apelo visual. Também deixe de lado os textos longos que, no fim das contas, ninguém vai ler ou pior: enquanto as pessoas leem os slides elas dificilmente prestarão atenção na sua fala. A dica então é caprichar nas imagens. Para ajudar, você encontra vários bancos de imagens gratuitos na internet, como o FreePik e o Rawpixel.
4. Leve as fontes a sério
Use letras legíveis. Sempre que possível evite letras decoradas, principalmente em textos explicativos que precisam ser lidos rapidamente. Outra dica é usar fontes diferentes para enfatizar ideias importantes, mas cuidado com exageros, não é recomendado usar mais do que duas ou três fontes ao longo de toda a sua apresentação. E nunca, em hipótese alguma, use Comic Sans. Se quiser fugir do tédio, você encontra excelentes fontes gratuitas no Google Fonts.
5. Use as cores sabiamente
As cores são parte importante da comunicação e podem transmitir mensagens e emoções. Duvida? Pense no que você lembra ao ver a combinação das cores verde e amarelo, por exemplo. Considere que as cores invariavelmente têm significados para o público. Pode dar uma baita dor de cabeça fazer toda a sua apresentação em azul para o cliente e só depois descobrir que essa é a cor da concorrência.
6. Destaque a informação
Evite abrir documentos de trabalho, como planilhas e arquivos de texto, durante uma apresentação. Documentos não são apresentações. Caso precise destacar números e informações específicas, use gráficos ou desenhe esquemas visuais. Softwares como o Power Point dispõem de boas ferramentas para produzir gráficos e desenhos simples.
7. Diga não ao acúmulo
“Menos é mais”. Você já deve ter ouvido essa célebre frase. Isso também vale para apresentações de slides. Evite o “blá blá blá” eliminando textos desnecessários e templates prontos. Tenha uma mensagem clara e objetiva. Lembre-se: em uma apresentação, menos é mais.
*Professor do Centro Universitário Internacional Uninter e designer, Fabiano de Miranda junto com a professora Vanessa Mezzadri Brudzinski