ARTIGO: TEMPOS DE GUERRA
O médico psicoterapeuta Dr. Jussimar Almeida, de Anchieta volta a este veículo com seus artigos de opinião, neste momento sobre a pandemia do coronavírus
Inicio hoje e dentro do possível duas ou três vezes por semana uma conversa franca com você leitor, que utiliza este veículo de comunicação.
Certamente iremos abordar de modo apolítico o tema coronavirus, que tanto aterroriza as comunidades nos dias de hoje.
O tema é difícil porque trás nele embutido a ideia de morte e junto com isso acende dentro de cada um de nós um registro de perigo.
Para o oriental a crise, e muitos já sabem, possui dois sentidos, que são de perigo e de oportunidade.
Abordarei hoje o perigo que está na crisepara o ser humano? O perigo representa que algum coisa ruim possa lhe acontecer…e é natural que frente a um perigo o ser humano necessite uma orientação correta e fácil para seguir. Se somos disciplinados ao seguir as instruções das autoridades no assunto, ficamos mais tranquilos e as substâncias químicas que geram nosso medo, diminuem…quando as substâncias químicas geradas pelo medo aumentam no nosso sangue, o nosso organismo nos deixa em alerta. Você já ouviu falar que a adrenalina nos deixa excitados, acordados, alertas e por isso sem dormir, sem sono…pois é essa adrenalina que nos deixa também assustados. Hoje só falarei sobre a perigo que a crise provoca em todos nós e que por conta desse medo e confinados dentro de um espaço limitado, com crianças, pais esposos e esposas, terminamos por ficarmos estressados e podemos explodir e brigar a qualquer momento, além de comer mais, ficar mais impaciente e por aí vai….
O conselho de hoje é primeiro organizar seu dia com os demais…Assim sendo crie hábitos e divida seu dia claramente e curta essa divisão. Programe tudo e será mais feliz. Tome seu café da manhã, leia um livro, tenha a hora certa para ligar a TV seja ela três vezes por dia, mas tenha também o tempo certo para desligar, almoce com prazer, tome banho de sol, faça todo dia um pouco de exercício, crie, invente…quem está acima do peso aproveite para emagrecer, quem fuma, fume menos e até deixe de fumar, quem bebe, não beba todo dia… enfim invente e programe-se….lembre-se que na guerra quem tem mais chances são os soldados disciplinados….