AUTISMO: um tema para aprendizado de todos os dias, alunos do Portinho se envolvem nas atividades propostas

As professoras Ana Claúdia Siqueira e Silvana Santos Costa compartilharam atividades muito bacanas com os alunos do 3º ano A e B e a turminha do Pré II na Escola do Portinho. Os alunos se encantaram com a história do Pintinho Azul.

Fotos: Dilvigação

02 de abril é celebrado o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007, e tem o intuito de levar conhecimento à população, a fim de evitar o preconceito contra as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Será mesmo que precisamos de um dia para dizer às pessoas, que urge respeitar o outro, seja por qual diferença tenha? Que é necessário políticas públicas ao encontro dessas pessoas? De fato, é necessário mais debate, mais rodas de conversas, mais projetos, mais profissionais habilitados, capacitados, e mais espaços adequados com mais inclusão, a família sozinha não dá conta.

Nós, do Jornal “Espírito Santo Notícias” não somos muito apegados à datas, nós defendemos a tese de que todos os dias precisamos amar as pessoas e respeitar suas peculiaridades. Os autistas são pessoas incríveis e tem o potencial de mil anos luz à nossa frente. O mundo que eles criam e vivem é um mundo muito maior que este que estamos inseridos. Imaginar um bebê, de três anos, lendo e falando outra língua, sem que ainda tenha acessado à escola, é incrível demais.

É amor genuíno o dos pais que se entregam, que amam, que abraçam, que cuidam e que todo dia aprendem coisas novas com seus filhos fantásticos.

Por outro lado, a Escola, como espaço sistemático/educativo, também acolhe e procura, gradativamente, incluí-los nas atividades. Mas, ainda falta muito para que as pessoas tenham, de fato, os seus direitos atendidos, e, principalmente, pelas pessoas que desconhecem completamente o Transtorno do Espectro Autista.

A Escola Municipal no “Portinho”, em Piúma, pontuou as atividades numa sequência didática que culminou, nesta semana que passou, a divisão da turma em 4 grupos, e entraram no mundo do “Pintinho Azul”, durante exibição de um áudio visual de Donald. Teve, logo em seguida, um papo muito legal sobre as pessoas diferentes, como elas são importantes na sociedade e no espaço escolar. Os pequeninos amaram todos os momentos e criaram mensagens de acolhimento e de carinho para os colegas que apresentam o TEA. Lindos cartazes, Belas produções. As professoras Ana Cláudia Siqueira e Silvana Santos Costa, que atuam com os 3°anos A e B e o Pré II, envolveram os alunos no tema e deram conta do recado. Ficou tão pontual e emocionante que, a gente divide com você, estes momentos.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *