Banestes registra lucro líquido de R$ 45 milhões no 3º trimestre do ano
O lucro líquido acumulado no ano atingiu R$ 170 milhões, avanço de 1,4% em relação a 2019
O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) divulgou publicamente, nesta terça-feira (10), o resultado apurado relativo ao terceiro trimestre de 2020. Os dados conferem o lucro líquido do banco em R$ 45 milhões. No acumulado do ano, o banco registrou lucro líquido de R$ 170 milhões, o que representa uma evolução de 1,4% quando comparado ao mesmo período de 2019.
Diante do cenário macroeconômico, afetado pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Banestes intensificou as ações para adequação dos processos de concessão de crédito, e se manteve competitivo e atuante como o principal banco credor do Espírito Santo em atenção à população. Apenas nas linhas de crédito emergencial, o Banestes já disponibilizou um montante superior a R$ 442 milhões para os capixabas.
Além disso, o desempenho do banco se reflete em ganhos para a sociedade capixaba. Sob a forma de juros sobre capital próprio, foram destinados ao acionista controlador, o Estado do Espírito Santo, a quantia de quase R$ 30 milhões no acumulado de nove meses de 2020, valor este aplicado conforme as prioridades de investimentos definidas no orçamento estadual.
O diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, ressaltou que todo o esforço e atividades do Banco neste momento têm como foco apoiar os clientes e a sociedade capixaba como um todo, com a oferta de soluções financeiras de diferentes características, crédito a baixo custo, parcerias, serviços e atendimento de qualidade.
“A confiança do capixaba no Banestes traz ainda mais solidez à nossa história. O banco completou 83 anos recentemente, e vemos que a missão que rege as ações da administração do banco dos capixabas permanece de acordo com o compromisso de apoiar a economia e o ambiente social do Espírito Santo”, disse.
Amarildo Casagrande comentou ainda o cenário econômico diante da pandemia. “O ano de 2020 tem apresentado desafios nunca vistos antes, e o Banestes permanece na liderança da concessão de crédito aos capixabas, com mais de R$ 3,2 bilhões concedidos só em 2020. Os números reforçam que tanto empresas de todos os portes econômicos quanto clientes pessoas físicas encontram no Banestes as melhores condições e a parceria necessária para apoiar seus projetos. Nós crescemos juntos com os capixabas”, destacou.
As informações completas sobre o resultado do 3º trimestre de 2020 do Banestes estão disponíveis no portal oficial do Banco, em Relações com Investidores, e nos sites da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Bolsa de Valores.
Números do 3º trimestre
O Lucro Líquido do Banestes no terceiro trimestre de 2020 foi de R$ 45 milhões atingindo no acumulado de 2020 o montante de R$ 170 milhões, avanço de 1,4% comparado ao mesmo período de 2019, correspondendo a R$ 0,54 por ação e rentabilidade sobre o patrimônio líquido médio (ROE) anualizada de 13,5%.
O patrimônio líquido atingiu R$ 1,6 bilhão, maior 1,9% em relação a dezembro de 2019 e 4,5% superior ao mesmo período de 2019. A Carteira de Crédito Ampliada atingiu o montante de R$ 7,7 bilhões em setembro de 2020, maior 13,8% sobre a posição de dezembro de 2019 e superior 23,6% em 12 meses.
A Carteira de Crédito Comercial (Conceito Bacen) alcançou R$ 4,9 bilhões, crescendo 16,2% no ano e 18,4% em 12 meses. A estratégia da Instituição prioriza carteiras com menor risco, utilizando uma adequada política de crédito.
O Índice de Eficiência Operacional em nove meses foi de 50,9%, melhor em 0,6% em relação a 2019, e o Índice de Eficiência Operacional Ajustada ao Risco também apresentou ganho de performance de 2,7% contra o mesmo período, ficando com o índice de 56,2%.
A Inadimplência (> 90 dias) da Carteira de Crédito Ampliada encerrou o terceiro trimestre em 1,5% e a inadimplência da Carteira de Crédito Comercial no período foi de 2,4%, ambas menores quando comparadas ao mesmo período de 2019.
A nota de rating em escala nacional (moeda local) para risco de crédito medida pela Fitch Ratings manteve-se no período em A+(bra) com perspectiva negativa, mesmo sob efeito e impacto da deterioração do cenário macroeconômico face à pandemia do novo Coronavírus.
De janeiro a setembro de 2020, foi investida em Tecnologia da Informação e Comunicação a quantia de R$ 39 milhões, proporcionando significativas melhorias nos serviços bancários, como a modernização de sistemas de informação, da infraestrutura de comunicação, da segurança da informação e da rede de autoatendimento.
Tais investimentos têm o objetivo de possibilitar ao Banco soluções de negócio aderentes à transformação digital. Os trabalhos estão focados na implantação do Pix – sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central – e na ampliação de prestação de serviços pelos canais digitais, principalmente, nos canais Internet Banking e BANESTES.Corp (ferramenta voltada para clientes Pessoa Jurídica) e nos canais Aplicativos Banestes, Banestes Cartões e Abre Conta Banestes.
O Aplicativo Banestes vem batendo recordes em transações financeiras. Analisando as transações totais, o App Banestes tornou-se o principal canal de transações para os clientes, alcançando mais de 54 milhões de transações nos três primeiros trimestres, aumentando 28,5% sobre o mesmo período de 2019. Os canais digitais (Internet Banking e Mobile) foram responsáveis por mais de 15,5 milhões de transações financeiras até setembro de 2020, crescendo 19,2% sobre mesmo período do ano anterior.
O Banestes manteve a disposição de seus clientes e usuários, sua extensa rede de atendimento, presente em todos os 78 municípios do Estado do Espírito Santo, sendo em 19 deles o único banco com agência instalada. Ao todo, são 865 pontos de atendimento, compostos por 153 unidades de atendimento (entre agências e postos), 331 postos de atendimento eletrônico e 381 correspondentes Banesfácil.