Brasil apresentará “O Mundo Único das Rochas Naturais Brasileiras” em feira italiana
O Brasil está prestes a conduzir os entusiastas das belezas naturais por uma jornada fascinante na próxima edição da Marmomac, a mais importante feira mundial dedicada a toda a cadeia produtiva de rochas, que acontece de 26 a 29 de setembro, em Verona, na Itália.
Com o sugestivo título, “O Mundo Único das Rochas Naturais Brasileiras”, o país promete encantar os visitantes do evento com uma apresentação pela incrível diversidade geológica do 4º maior produtor e 5º maior exportador mundial de rochas ornamentais na palestra organizada pelo It’s Natural – Brazilian Natural Stone e com promoção do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A apresentação acontecerá no dia 26 de setembro, às 16h, no palco principal da feira, localizada no Hall 1, Cinema Area. O vice-presidente do Centrorochas, Fabio Cruz, e o gestor do projeto setorial, Rogério Ribeiro, irão conduzir o tema abordando, entre outros assuntos, a incomparável diversidade geológica do Brasil, protagonista no cenário global com mais de 1.200 variedades de materiais disponíveis, e iniciativas de sustentabilidade adotadas pelo arranjo produtivo. A mediação da palestra ficará a cargo de Guilherme Amoroso, diretor de conteúdo da Casa Vogue Brasil.
“As rochas ornamentais brasileiras são a opção sustentável, exclusiva e versátil para todos os projetos. A taxa de emissão de CO2 da produção no setor é a menor entre as demais opções de revestimentos para projetos arquitetônicos. Por ser um produto natural, não fabricado, o processo produtivo utiliza menos energia do que em outros produtos, já que seu uso é destinado somente a ressaltar a beleza dos materiais. Além disso, 95% da água utilizada nesse processo é reaproveitada”, detalha Fabio Cruz.
Atentos em oferecer aos espectadores inspiração na criação de novos projetos, os palestrantes irão mostrar como as rochas brasileiras refletem a beleza e o incrível ecossistema do país. “O Brasil é um país de dimensões continentais e muito conhecido pela imponência da Amazônia. Um dos pontos que frisamos é que a extração e produção das nossas rochas naturais não têm qualquer impacto nesta área. Em alguns locais há produção de materiais singulares”, completa Rogério Ribeiro.
Números do setor de rochas brasileiro
– Maior diversidade geológica do mundo
– Mais de 1.200 variedades de materiais
– 4º maior produtor mundial
– 5º maior exportador mundial
– Principais destinos das exportações em 2022: 1º Estados Unidos (58%); 2º China (13%); 3º Itália (8%); 4º México (4%) e 5º Canadá (8%).
– O Brasil é o maior exportador de rochas ornamentais para os EUA, sendo responsável por 24,7% dos materiais importados pelo país
– 480 mil empregos diretos e indiretos
(Fonte: Centrorochas – Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais)
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone – O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas – O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil – A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.